O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista preocupante: 14 marcas de café torrado foram consideradas impróprias para o consumo. Essa decisão foi tomada após a constatação de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação.

Embora nenhuma das marcas seja brasiliense, quatro delas estão registradas em Goiás: Café do Povo, Café Sultão, Café Aladdin e Bule Nobre. Essas empresas agora enfrentam a obrigação de recolher os produtos considerados inadequados para consumo.

A divulgação ocorreu na última sexta-feira (28/6) como parte dos desdobramentos da Operação Valoriza. Durante essa operação, o Mapa realizou ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, coletando 168 amostras de café.

foto: Impurezas encontradas nos cafés avaliados (Imagem: Mapa)

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária é responsável pelas fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno. A ação de recolhimento desses produtos está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê medidas em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

Para os consumidores que adquiriram essas marcas, o Mapa orienta que deixem de consumi-las imediatamente. Além disso, eles podem solicitar a substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Se você encontrar alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que você comunique imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço onde o produto foi adquirido. Confira:

O compromisso do Mapa com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores continua firme. A vigilância em todo o Brasil visa coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, garantindo a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café. ☕🔍🚫