A Embaixada da República do Irã em Brasília, liderada pelo Adido Militar Coronel Mahdi Moghaddam, acolheu convidados no Clube da Aeronáutica em Brasília para a celebração anual do Dia das Forças Armadas. O evento contou com a presença de vários adidos militares estrangeiros, embaixadores e jornalistas.
No discurso de abertura, o Coronel Mahdi Moghaddam destacou o compromisso do Irã com a proteção de seu povo e a manutenção da paz. Ele citou um versículo do Alcorão que diz: “Se eles se inclinam à paz, inclina-te tu também a ela, e encomenda-te a Deus, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo”. Ele também enfatizou que a estratégia das Forças Armadas do Irã se baseia na dissuasão e na defesa, e que a autoconfiança, autossuficiência e uma abordagem inovadora baseada em tecnologia são fundamentais para atender às necessidades militares.
O Coronel Moghaddam expressou sua esperança de que as relações na área de defesa entre o Irã e o Brasil se tornem cada vez mais abrangentes. Ele também destacou a presença ativa e corajosa da Marinha da República Islâmica do Irã nas rotas marítimas internacionais na última década, garantindo e apoiando a movimentação segura de embarcações comerciais no Golfo Pérsico e no Mar de Omã até os oceanos.
O Embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadirli, em seu discurso, destacou que as forças armadas da República Islâmica do Irã, além de terem deveres semelhantes aos das forças armadas de outros países, também servem como um dos mais proeminentes provedores de serviços sociais e ajuda em situações adversas e desafiadoras. Ele sublinhou que as forças armadas iranianas não apenas estabelecem e protegem a paz e a tranquilidade, mas também se esforçam incansavelmente para mantê-las.
O Embaixador Nekounam reforçou que o Irã não iniciou nenhuma guerra nem deseja criar e exacerbar tensões em qualquer lugar do mundo, especialmente na região da Ásia Ocidental. Ele também mencionou que as forças armadas da República Islâmica do Irã aO Embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadirli, em seu discurso, destacou que as forças armadas da República Islâmica do Irã, além de terem deveres semelhantes aos das forças armadas de outros países, também servem como um dos mais proeminentes provedores de serviços sociais e ajuda em situações adversas e desafiadoras. Ele sublinhou que as forças armadas iranianas não apenas estabelecem e protegem a paz e a tranquilidade, mas também se esforçam incansavelmente para mantê-las.dotaram ações estratégicas nos últimos 11 anos, combatendo a expansão dos terroristas do Daesh no Iraque e na Síria. Ele acrescentou que os conselheiros militares do Irã estão na Síria e no Iraque a convite oficial dos governos de Damasco e Bagdá.