O governo dos Estados Unidos revogou de forma definitiva o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa, após o médico publicar nas redes sociais uma mensagem comemorando o atentado contra o ativista político Charlie Kirk, baleado no pescoço durante uma palestra em Utah, no dia 10 de setembro.
A decisão foi anunciada pelo vice-secretário de Estado Christopher Landau, que classificou o conteúdo como “um dos mais assustadores” que já viu online. Em nota pública, Landau declarou:
“Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘pontaria impecável’, mas também, com precisão cirúrgica, especifica ‘coluna cervical’. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates?”
“Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse. Também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda”.
No Brasil, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu um procedimento para investigar a conduta ética do médico, após denúncia formalizada pelo vereador Thiago Medina (PL). clínica onde Barbosa atuava também anunciou seu desligamento, alegando que as declarações são incompatíveis com os princípios da instituição.