Por Gustavo Roccha

Com 35 fotografias impressas em preto e branco e a utilização de bordados coloridos em cada uma delas, foi aberta no sábado (10), a exposição “Fios do Sagrado”, da fotógrafa Anna de Moraes. A mostra tem como objetivo documentar e celebrar a riqueza espiritual e cultural dos rituais realizados no Templo Cabocla Muyana, liderado pela yalorixá Sonia Apolinário, localizado no bairro do Capão Redondo (SP), além da Festa de Iemanjá, em Salvador. São obras repletas de afetividade e amor, de beleza estética, humanidade e devoção.

Anna cria suas obras costurando diretamente nas imagens. “A sobreposição de imagens fotográficas e o ato de bordar exemplificam minha visão do ritual. Através do bordado, manifesto a energia dos orixás que reflete em mim”, enfatiza. As técnicas utilizadas destacam as conexões entre a espiritualidade ancestral e as complexas realidades sociais modernas.

Segundo a artista, o trabalho é uma oportunidade de promover o entendimento e respeito pelas tradições religiosas de matriz africana, bem como de compartilhar a riqueza cultural desses rituais com o público brasileiro e internacional. “A exposição também busca combater estereótipos e preconceitos que frequentemente cercam essas práticas religiosas”, complementa.

De acordo com Sonia Apolinário, o preconceito é uma das maiores questões quando o tema é religiões de matriz africana. Para ela, é preciso mais informação e conhecimento sobre o tema “que não tem nada a ver com o mal, visto que prejudicar alguém não depende de religião, mas sim da própria pessoa, quando ela tem o mal dentro dela”, informou a yalorixá, que administra também diversos projetos sociais que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade, como a ONG Alicerce do Bem (alicer_bem), além de manter um abrigo para animais (4patas_sos).

A exposição está em exibição na Casa Fluída, até dia 02 de novembro, local que abriga galeria de arte, loja, bar, restaurante e é um espaço dedicado à cultura Drag, localizada no Baixo Augusta (SP).

Confira alguns cliques da fotógrafa Renata Lopes, durante o coquetel de lançamento da exposição:

Serviço:

Exposição “Fios do Sagrado”, de Anna de Moraes

Curadoria: Fernando Spaziani

Local: Casa Fluída – Rua Bela Cintra, 569 – Consolação, São Paulo – SP

Visitação: De 10/08 a 02/11/2024

Horário de funcionamento: Quarta-feira a sábado, das 18h às 1h30 (R$ 6,00).