Em seu 130º aniversário, a Norton reforça a paixão e o compromisso com a tradição argentina. David Bonomi, enólogo chefe da vinícola, esteve em Brasília no dia 21 de agosto

Este ano a Bodega Norton completa 130 anos, um marco de paixão na criação de vinhos excepcionais e um profundo compromisso com a terra que os nutre. A Norton foi a primeira vinícola a se estabelecer no coração de Luján de Cuyo, na região de Mendoza, Argentina, e foi pioneira no cultivo de variedades não tradicionais, como, por exemplo, a uva austríaca Grüner Veltliner.

 A vinícola já tem presença consolidada no Brasil por meio da importadora Porto a Porto, que convidou o enólogo chefe da Norton, David Bonomi, para uma visita à Brasília, no dia 21 de agosto. “Se algo o vinho nos ensinou é a importância do tempo e da constância. Este ano é muito significativo para a Norton e me orgulha profundamente contribuir com um Malbec especial, concebido para comemorar nosso aniversário”, afirma o especialista.

A comemoração em Brasília dos 130 anos da Bodega Norton ocorreu no delicioso Restaurante Dom Francisco, com almoço especial para imprensa e convidados, e contou também com a presença do Embaixador da Argentina no Brasil, Sr Guillermo Daniel Raimondi.

O Menu harmonizado foi cuidadosamente preparado para que os convidados pudessem ter uma experiência única e exclusiva. As entradas ficaram por conta do tradicional bolinho de bacalhau do Dom Francisco e uma salada verde, harmonizados com o vinho branco Norton Altura White Blend 2023 (um blend inusitado e muito fresco de 70% Sauvignon Blanc, 20% Grüner Veltliner e 10% Sémillon). As uvas são oriundas de vinhedos com 1300m de altitude, conferindo acidez vibrante e entregando um perfil muito gastronômico ao vinho.

Tivemos a oportunidade de provar outro vinho da mesma linha, o Norton Altura Pinot Noir 2022: um vinho 100% Pinot Noir, de vinhas plantadas a 1580m de altitude, fermentação e maturação em concreto por 6 meses, seguidos de 3 meses nas caves da vinícola. Um vinho delicioso, que mostrou uma exuberância aromática sedutora e um perfil de boca extremamente fresco e elegante.

O prato principal do almoço foram 2 cortes de carnes vermelhas na brasa (Ancho e Picanha) bem típicos e que combinaram perfeitamente com os outros 2 vinhos servidos: Norton Lote Negro 2020 (um blend de 60% Malbec e 40% Cabernet Franc, maturado em barricas de carvalho francês de 2º uso por 12 meses, seguidos de mais 4 meses de afinamento em garrafa) e o vinho icônico da vinícola Norton, o Norton Gernot Blend 2019 (blend de 60% Malbec, 35% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, elaborado com uvas dos vinhedos mais antigos da Bodega, alguns com mais de 110 anos, datados de 1912, maturação em barricas de carvalho francês por 16 meses e envelhecimento em garrafa por mais 12 meses nas caves). Dois tintos potentes, esbanjando estrutura e complexidade, com grande potencial de envelhecimento e que estavam simplesmente divinos.

Fechando o almoço, após a sobremesa, para o brinde de celebração dos 130 anos da Bodega Norton, foi aberta uma garrafa Magnum (3 litros) do vinho elaborado especialmente para esta data: Norton 130 Anos, um vinho elaborado com a casta emblemática da Argentina, 100% Malbec, muito aromático, elegante e sedutor.

NORTON 130 ANOS

Sobre a Norton

Fundada em 1895 por Edmund Norton em Perdriel, nasceu para transmitir ao mundo a riqueza da terra e o caráter único do vinho argentino como emblema cultural. Impulsionados por esse desejo, criaram o primeiro vinho do país engarrafado na origem para sua comercialização. Décadas depois, em plena exploração estilística, elaboraram um Malbec lendário: o primeiro a ser vendido fora da Argentina, exportado para os Estados Unidos em 1974.  

A Norton expandiu sua paixão para todos os cantos do mundo, mantendo o sonho vivo em cada garrafa, presente em mais de 72 países. Hoje, através de iniciativas de impacto social e ambiental, como suas práticas sustentáveis e programas de apoio comunitário em suas propriedades, a Norton continua reforçando seu compromisso com um futuro vitivinícola responsável e inovador.  

“Este ano é significativo para a Norton, ao celebrarmos 130 anos de história. Fazer parte dela nos motiva a continuar impulsionando a inovação e a construir o futuro deste grande legado”, expressou Tomás Lange, CEO da Norton. “Este marco nos lembra que os grandes sonhos são construídos com o tempo, e por isso continuamos inspirando todas as pessoas apaixonadas do mundo a realizarem os seus”.  

Para celebrar esta ocasião, foi criado um Malbec único a partir da colheita seletiva do quartel Nº 3 da Finca Agrelo. O vinho se distingue por seu caráter suave, cor profunda e aromas frescos de frutas vermelhas. Colhido à mão e envelhecido por 12 meses em barrica, este vinho não clarificado nem filtrado promete uma evolução excepcional para as aproximadamente 2.000 garrafas magnum.  

Inspirada no conceito “Os sonhos levam tempo”, neste aniversário, a vinícola convida a todos a celebrar não apenas uma história, mas uma filosofia de vida: a de cultivar os sonhos com constância e paixão.