Um projeto da Lente Cultural está capacitando pessoas com deficiência para atuarem no segmento de cultura do Distrito Federal. Segundo dados do IBGE de 2020, cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. No Distrito Federal, esse número corresponde a 5,2% da população, totalizando aproximadamente 154 mil pessoas.

O projeto “Qualificação e Inclusão” visa contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, capacitando e profissionalizando pessoas com deficiência para atuarem em diversas áreas da cultura e economia criativa do DF.

Apesar da legislação do DF garantir direitos às pessoas com deficiência, ainda é necessário uma mudança de atitude do mercado para eliminar a discriminação e o preconceito social. O projeto oferece qualificação técnica para que pessoas com deficiência possam atuar no setor cultural, proporcionando oportunidades, sociabilidade, networking e inclusão prática.

Serão realizados três cursos de curta duração (20 horas) nas áreas de Fotografia, Audiodescrição e Monitoria para exposição de arte. Além disso, o projeto oferecerá uma palestra online para emissão do Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC) e uma palestra presencial sobre Acessibilidade Cultural e Inclusão.

A Lente Cultural conta com parceiros como a Biblioteca Braille Dorina Nowil, APADA e APAE-DF para a realização das atividades formativas. O projeto, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, visa promover a conscientização de empregadores e colaboradores nas relações de trabalho, quebrando barreiras e preconceitos e construindo políticas cada vez mais inclusivas para pessoas com deficiência.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar www.lentecultural.org.br.