A magia da chuva, tão familiar aos corações dos agricultores, ganha forma melódica através da arte de Chitãozinho & Xororó. Em reverência às mulheres e homens que dedicam suas vidas à nobre tarefa de alimentar nações e contribuem para o próspero panorama econômico do Brasil, a dupla sertaneja revela, nesta sexta-feira, 18 de agosto, sua primeira criação musical original em dois anos. “Chuva” será liberada a partir das 12 horas no canal oficial da dupla no YouTube, bem como em todas as principais plataformas de streaming de áudio.
A inspiração para esta canção floresceu a partir da janela do banheiro de Xororó. Com a vista panorâmica da beleza rural, com rebanhos e bezerras, ele encontrou o ponto de partida para a música. “Ao observar a chegada da chuva, tive um pensamento: ‘Nunca compus uma canção que honrasse a natureza inteira'”, compartilha Xororó. Essa contemplação o levou a pegar sua viola, onde as notas começaram a fluir, as palavras a se encaixar, e assim a música ganhou vida. “A canção tomou forma ao sentir verdadeiramente o aroma da chuva”, confessa o cantor.
O videoclipe foi filmado na propriedade rural de Chitãozinho, localizada em Campinas, interior de São Paulo. Para celebrar esse marco, um jantar preparado pelo renomado chef premiado, Felipe Bronze, reuniu um seleto grupo dos principais agricultores do Brasil, representando diversos tipos de cultivo, vindos de estados como Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins.
Chitãozinho, com sua notável carreira de 54 anos, ao lado de seu irmão, acumula a venda de mais de 40 milhões de discos. Ele reflete sobre a relevância dos agricultores, comparando suas contribuições para a terra àquilo que a dupla realizou para a música. “Esses empresários, muitos com mais de meio século dedicado ao campo, assim como nós à música sertaneja, pegaram algo genuíno lá no passado. É incrível compartilhar esse encontro com essas figuras tão essenciais que sustentam não apenas nosso país, mas também muitas outras partes do mundo”, comenta Chitãozinho.
A música “Chuva” ganhou vida graças à colaboração com a ORÍGEO, uma joint venture formada pela união da Bunge e UPL em junho de 2022. Esta aliança busca revolucionar a abordagem agrícola, fornecendo soluções holísticas aos produtores rurais brasileiros. A ORÍGEO conjuga a vasta experiência em financiamento, comercialização e logística da Bunge com o abrangente portfólio de insumos, soluções e serviços agrícolas sustentáveis da UPL.
Roberto Marcon, CEO da ORÍGEO, explica que esta colaboração simboliza o respeito pelo passado, o apoio ao presente e a moldagem do futuro. Ele enfatiza a importância de reconhecer os agricultores como verdadeiros heróis, os quais garantem a segurança alimentar da população. “Essa parceria com os ícones do sertanejo é nossa maneira de prestar uma singela homenagem a esses heróis que, como a chuva, nutrem a vida humana”, afirma.
Confira um teaser da canção: