O documentário “Quando o Brasil Era Moderno”, distribuído pela O2 Play e que recebeu menção honrosa na 30ª edição do “É Tudo Verdade”, um dos mais importantes eventos cinematográficos do país, estreia na próxima quinta (21) no Cinesystem Caixa Casapark. A primeira exibição do longa, às 19h, contará, também, com um debate entre renomados arquitetos da cidade: Fatah Mendonça, Aline Zin e Liz Sandoval farão parte do grupo que irá falar um pouco mais sobre o filme, dirigido por Fabiano Maciel, e a relevância da obra para a história da arquitetura nacional. A produção já foi exibida em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o festival e se destacou por sua vasta pesquisa.

Segundo o júri do “É Tudo Verdade”, o longa-metragem faz uma contundente leitura da história da arquitetura, política, arte e educação brasileira, além de apresentar clareza de sua interpretação e busca do ponto de inflexão, onde um projeto de excelência se dissipa diante dos descaminhos históricos. 

A exibição faz parte de um movimento de valorização da indústria que a Cinesystem vem desempenhando ao longo dos últimos anos e que se intensificou a partir de 2024, quando a rede chegou ao Distrito Federal e ampliou sua presença em outras praças chave, como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, as ações em prol da cultura e da garantia de experiências únicas para o público ganharam ainda mais força em 2025, quando exibidora fechou uma parceria com a Caixa para a adoção de naming rights, no Cinesystem Caixa Casapark, trazendo benefícios para os clientes, que agora podem pagar menos tanto nas entradas para o cinema quanto na pipoca e no refrigerante. Junto à isso, a curadoria de longas que estão fora do circuito comercial é motivada pelo desejo da companhia de ampliar suas ações e projetos de valorização da cultura, fornecer acesso aos mais variados conteúdos e garantir aos brasileiros o direito ao entretenimento. 

Com produção da Ocean Films, “Quando o Brasil Era Moderno” conta como a arquitetura refletiu um século de disputas pelo poder político no País. A arquitetura brasileira foi uma das mais revolucionárias do século 20 e influenciou gerações de arquitetos no mundo todo. Mas houve um tempo em que a escolha de um estilo significava também a escolha de um projeto para o país, como a disputa que começou nos anos 1930 com a construção da sede do Ministério da Educação e Saúde no Rio e teve seu auge com a inauguração de Brasília, em 1960. O filme é inspirado no livro “Moderno e Brasileiro” do escritor Lauro Cavalcanti.