Com curadoria de Silas Martí, a exposição Ruídos apresenta obras que discutem a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica, social e da violência, dentre as quais uma obra em vídeo inédito que será exibido no CCBB Brasília.

A partir de 16 de janeiro, a exposição “Ruídos”, da artista visual paraense Berna Reale, estará aberta à visitação na Galeria 3 do CCBB Brasília. As obras discutem a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social e da violência. A mostra tem curadoria de Silas Martí e apresenta um recorte da produção da artista de 2009 a 2023 em fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo. Em exibição até 10 de março, a visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é gratuita, mediante emissão de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física. A classificação indicativa é livre.

            O curador Silas Martí afirma que “Ruídos”, trata do elemento central da obra de Berna Reale: A quebra de expectativa, da ordem e da harmonia. “Seus trabalhos são todos alicerçados em contrastes potentes, de um lado o visual pop, colorido, que pode remeter à estética publicitária ou mesmo aos exageros do barroco, e, de outro, uma crítica social afiada, a denúncia da precariedade e da violência do Brasil. Daí o ruído. Os trabalhos nos levam para uma sensação de deslumbramento na superfície e ao mesmo tempo cortam esse clima com o que de fato está no cerne deles, a morte, a desigualdade, o assédio, os descalabros políticos”, diz Martí.

Entre a luxúria e a precariedade, a obra de Berna Reale é sedutora para denunciar as mais variadas violências contra os grupos mais vulneráveis, como mulheres, moradores das periferias e populações carcerárias. É uma narrativa do que é viver no Brasil, um país barroco, tropical e violento, e o que é ser brasileiro. “O trabalho dela, de fato, recria hoje as estratégias do barroco, que é impressionar pela exuberância ao mesmo tempo em que impõe a dura realidade aos sentidos. É teatral, é chocante, mas tem um traço de realidade crua como espinha dorsal. Essa dualidade é que entendemos como ruído, superfícies reluzentes para tratar do horror mais grotesco”, completa o curador.

Ruído é uma quebra na harmonia. Roído é aquilo destruído pelas beiradas, corroído sem que ninguém faça caso até que seja tarde demais. O Brasil de Berna Reale, lugar central de sua arte, está muito distante da ordem e do progresso. É o país da luxúria ilusória, de cores berrantes e afagos de veludo, e ao mesmo tempo o centro da carnificina, um banquete servido aos abutres, elucida a curadoria.

A mostra apresenta um recorte da produção da artista com obras mais conhecidas, como “Quando todos calam”, 2009, “Rosa púrpura”, 2014, “Vão”, 2018, pinturas e obras pouco vistas pelo público, além de um vídeo inédito produzido em 2023, para ser exibido por ocasião da exposição no CCBB Brasília.

Sobre a artista

Berna Reale, nasceu em Belém do Pará e é uma das artistas mais importantes no cenário brasileiro atual, sendo reconhecida como uma das principais expoentes da prática de performance no país. Reale iniciou sua carreira artística no começo da década de 1990. Seu primeiro trabalho de grande impacto, Cerne (25º Salão Arte Pará, 2006), intervenção fotográfi0ca realizada no Mercado de Carne do Complexo do Ver-o-Peso, conduziu a artista ao Centro de Perícias Renato Chaves, onde passou a trabalhar como perita a partir de 2010.

Desde então, Reale tem explorado seu próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos. Seus trabalhos, marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade, investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais. A potência de sua produção reside na contraposição entre o desejo de aproximação e o sentimento de repulsa, ressaltando a ironia que resulta da combinação entre o fascínio e a aversão da sociedade pela violência. A fotografia, nesse contexto, desempenha um papel fundamental. Ela não é apenas o meio de registro de suas ações, capaz de perpetuá-las, mas um desdobramento de seu processo de criação. A artista vive e trabalha em Belém, Pará, Brasil.

Sobre o curador

Silas Martí é jornalista e crítico de arte, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em história da arte na Universidade dos Estudos de Gênova, na Itália, e especialização em mercado de arte contemporânea, no Instituto Sotheby’s, em Nova York, vencedor da bolsa Knight-Wallace da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. É editor da Ilustrada, o caderno de cultura da Folha de S.Paulo, onde trabalha desde 2007 e foi repórter, crítico de arte e correspondente em Nova York.

Ficha técnica

Berna Reale – Ruídos

Artista | Berna Reale

Curador | Silas Martí

Coordenação geral | Leandro Gabriel, (Cara Produções)

Produção executiva | Daniel Moreira, (Cara Produções)

Produção Local | Magnólia Produtos e Artefatos Culturais

Projeto expográfico | Stúdio Tavares

Designer gráfico | Fernanda Monte Mor

Assessoria de imprensa | Luiz Alberto Osório

Mídias sociais | Farol Agência Digital