Um dos mais importantes símbolos culturais de um país, a bandeira nacional concentra em suas cores, formas e significados a identidade, a história e os valores da nação brasileira
A bandeira nacional é um dos mais importantes símbolos culturais de um país, pois concentra em suas cores, formas e significados a identidade, a história e os valores de uma nação. A bandeira do Brasil, como a representamos hoje, foi criada em 1889, após a Proclamação da República.
O contexto histórico da época gerou a necessidade de desenvolver símbolos nacionais para reforçar as conquistas e a nova forma de governo implementada no Brasil. Em um primeiro momento, a bandeira do Brasil republicano se inspirava na bandeira dos Estados Unidos, com listras amarelas e verdes e as estrelas representando os Estados, porém tal modelo não foi bem recebido pelos representantes da República.

Sendo assim, os filósofos Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e Miguel de Lemos (1854-1917) buscaram inspiração na Bandeira Imperial idealizada por Jean-Baptiste Debret.
A Bandeira Imperial foi elaborada em 1822, e representava as cores das casas reais, sendo o verde a cor símbolo da casa real dos Bragança, referente a Dom Pedro I e o amarelo da casa real dos Habsburgos, referente à D. Leopoldina. Ao centro da bandeira foi representado os ramos de café e tabaco, os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial. A coroa simbolizava o regime monárquico e a cruz da Ordem de Cristo, valorizava o cristianismo no Brasil e a religião católica como oficial do Império.
Ao centro da bandeira foi representado os ramos de café e tabaco, os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial. A coroa simbolizava o regime monárquico e a cruz da Ordem de Cristo, valorizava o cristianismo no Brasil e a religião católica como oficial do Império.

A Bandeira Republicana, apresentada no dia 19 de novembro de 1889, manteve o retângulo verde, o losango amarelo no centro, substituindo a imagem central por uma esfera azul celeste dentro do losango, com uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso” inspirada no Positivismo, corrente filosófica desenvolvida pelo francês Auguste Comte.

As cores branca e azul, presentes na esfera central, representam o céu do Brasil. As estrelas indicam os estados brasileiros e o Distrito Federal. A primeira versão da bandeira apresentava 21 estrelas e posteriormente foram acrescentadas 2, totalizando 23 estrelas.
Em 1968 foi assinado o decreto de Lei nº 5.443 que estabeleceu que sempre que um novo estado for criado no Brasil, uma nova estrela deverá ser inserida na bandeira brasileira. Assim, em 1992, a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, inserindo os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.
No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira, pois foi nessa data que ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil. A Bandeira Nacional é a expressão máxima da identidade e soberania de um povo. Ao longo da história, a bandeira tem sido presença constante em momentos de celebração, luta e transformação, consolidando-se como um elo entre gerações e um emblema de união nacional.
Artigo de Cristiane Vilela Bandeira de Melo Domenichini, docente de História do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga.
