No dia 20 de abril, a partir das 16h, a Referência Galeria de Arte convida o público para a abertura da exposição “Encarnação: entre o céu e o chão”, do artista André Santangelo, com curadoria de Marília Panitz. A exposição, que ficará em cartaz até o dia 20 de maio, apresenta uma série de fotografias com interferências em tinta aquarela vermelha, objetos paisagem e cianotipias.
André Santangelo, descrito pela curadora Marília Panitz como “um fotógrafo que é um pintor”, apresenta uma série de trabalhos que dialogam entre si pela imagem, pela técnica e pela temática. Suas obras são o resultado de um processo de produção que prioriza a construção da imagem a partir de duas imagens ou dois elementos que se fundem sem se anular, criando camadas translúcidas que permitem ver entre as sucessivas camadas.
Na série de fotografias tingidas de vermelho, Santangelo retrata adolescentes do Paranoá e do Itapoã andando numa corda bamba na beira do lago Paranoá. As imagens, após serem “encarnadas” pela tinta vermelha, adquirem um significado mais agudo de nossa realidade. O artista explora o conceito de margem, onde começa e termina uma coisa, uma obra de arte.
Além das fotografias, Santangelo apresenta uma série de cianotipias, três objetos paisagens e dois vídeos curtos. Todos os trabalhos se relacionam tanto com a série fotográfica quanto com a produção anterior de Santangelo, evidenciando um contínuo, um “religare”.
A exposição é uma oportunidade para o público apreciar a obra de André Santangelo e mergulhar em seu universo artístico. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília DF. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h.