Programação gratuita aos finais de semana tem opções para crianças a partir de 18 meses e permite a descoberta da arte por meio de atividades lúdicas

Férias combinam com diversão e arte. Por isso, o Programa MAB Educativo oferece aos finais de semana oficinas gratuitas para colocar a mão na massa e despertar o pequeno artista que existe na criançada. A programação possui atividades para crianças a partir de 18 meses e não é necessária inscrição prévia. Os participantes também podem aproveitar para realizar as visitas mediadas pelo acervo do Museu de Arte de Brasília. Acompanhe a programação e mais informações pelo perfil da Mediato: @mediato.art.

Oficina Brincando com as Formas na Primeira Infância (de 18 meses a 3 anos)

Para estimular desenvolvimento sensorial e cognitivo por meio do toque e manuseio de objetos texturizados, a Oficina Brincando com as Formas na Primeira Infância promove uma experiênciasensorial na qual os bebês e crianças pequenas terão a oportunidade de descobrir o mundo colorido e cheio de possibilidades que as formas geométricas oferecem. A partir de formas como triângulos, círculos e quadrados, os bebês serão estimulados a criarem uma composição artística. Os responsáveis precisam levar um tapetinho de yoga ou algo para cobrir o chão para se sentar com a criança. A atividade acontece no sábado, às 10h30 e possui 10 vagas.

Oficina de Arte Cinética (a partir de 8 anos)

No sábado, às 16h30 é a vez da Oficina de Arte Cinética. Para a criançada a partir de 8 anos mergulhar em um universo onde as imagens ganham vida e se transformam. Nesta atividade, os participantes irão aprender sobre os princípios da arte cinética e da ilusão de ótica, criando obras de arte que parecem se mover e interagem com o espectador. Durante essa prática, serão explicados os fundamentos de técnicas como o anemógrafo e o taumatrópio, explorando as diferentes formas de dobraduras e cortes necessários para criar efeitos visuais impressionantes. A atividade possui 20 vagas.

Oficina de Isogravura (8 a 12 anos)

A Oficina de Isogravura acontece todo domingo, às 10h30, no laboratório artístico do MAB e promove a criação de gravuras a partir de matrizes de isopor que possibilitam sua reprodução. A atividade é indicada para jovens de 8 a 12 anos. É bom lembrar de vir com roupas que podem sujar, pois a prática envolve o uso de tinta e possui 20 vagas.

Oficina de Mapa Afetivo (a partir de 10 anos)

Para crianças a partir de 10 anos, a Oficina de Mapas Afetivos acontece todo domingo, às 16h30, no laboratório artístico do MAB. E com auxílio de diversos materiais coloridos, os participantes irão criar a própria cartografia afetiva com os lugares que mais gostam de ir. A oficina possui 20 vagas.

Acervo de tesouros

O acervo do MAB guarda as mais diversas histórias, é uma coletânea de curiosidades destinada à fruição e ao estudo. A variedade de suas obras é a característica que mais amplia a possibilidade de realizar leituras e releituras de mundo. O equilíbrio e a harmonia desse conjunto de obras se expressa na quantidade de artistas de diferentes regiões do Brasil. Além disso, é possível encontrar também o trabalho de artistas estrangeiros.

Essa coleção possui obras de grandes artistas de diversas gerações, modernos, abstratos, concretistas, populares e contemporâneos capazes de gerar deslocamentos, cruzamentos e paralelismos no olhar do público. O museu proporciona o encontro de perto com obras de grandes nomes como Fayga Ostrower, Rubem Valentim, Frans Krajcberg, Tomie Ohtake.

Um convite ao lado externo

Além de conhecer o acervo do museu, também é possível aproveitar o espaço em volta do MAB, com uma bela vista e um gramado convidativo para um piquenique, quem quiser pode curtir a área após a visita. Este campo também conta com várias obras instaladas e integradas à arquitetura modernista da instituição que rendem belas fotos.

Sobre o MAB

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.

Sobre a Mediato

Mediato é uma iniciativa que atua na área de mediação artística e cultural, colaborando para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais. Atua no mercado cultural desde 2010 desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, somando o alcance de mais de 50 mil estudantes do Distrito Federal. Além disso, desde 2014 desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores”.

Ficha Técnica
Realização: Mediato
Coordenação Geral: Arlene von Sohsten
Coordenação Pedagógica: Luênia Guedes
Supervisão Pedagógica: Isabela Formiga
Mediadoras: Beatriz Nascimento, Canela Batista e Luana Lebazi
Produção: Paula Jacobson
Gestão: Pedro Caroca
Atendimento: Ju Araujo
Designer: Nara Oliveira
Gestão de Mídias: Julia Bertoli e Carolina Lobo
Audiovisual: Isis Aísha e Guy D’Amato
Apoio: Museu de Arte de Brasília
Financiamento: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

PROGRAMAÇÃO

Sábado

10h30 – Brincando com as Formas na primeira infância (18 meses a 3 anos)

15h – Visita mediada ao acervo

16h30 – Oficina de arte cinética (a partir de 8 anos)

Domingo

10h30 – Oficina de Isogravura (a partir de 6 anos)

15h – Visita patrimonial

16h30 – Oficina de Mapa Afetivo (a partir de 10 anos)

SERVIÇO

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Agendamento:  https://conecta.mediato.art.br/

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art.

Acesso: gratuito

Oficinas

Sábado e domingo: sempre às 10h30 e às 16h30

Capacidade: de 10 a 20 vagas por turma

Acesso: gratuito

Não precisa de inscrição