Série “Quixadá”. crédito foto: João Roberto Ripper

O projeto FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília é o primeiro festival dedicado exclusivamente ao fotojornalismo no Brasil. As duas primeiras edições, em 2020 e 2022, ocorreram em formato totalmente online e alcançaram números expressivos nas redes sociais com discussões qualificadas conduzidas por renomados profissionais do fotojornalismo nacional e internacional. 

A terceira edição busca dar continuidade às discussões fundamentais no campo do fotojornalismo ao promover debates significativos. 

A programação aborda diversas temáticas de forma híbrida, em uma combinação de eventos presenciais e online, totalmente gratuitos.

A terceira edição do Foto BSB lança a programação com as Pílulas do Festival Online no canal YouTube.com/festivalfotobsb

Foto: Cláudio Versiani.

Outra ação de abre-alas da edição de 2024 é uma Convocatória de fotojornalistas e fotógrafos documentais que desejem submeter trabalhos para exibição nas exposições, projeções, galerias virtuais e mesas de debates da programação online e presencial do festival. De acordo com o recebimento do material, os ensaios fotográficos pré-selecionados já serão publicados na galeria virtual. Dessa forma, incentivamos não deixar para os últimos dias, quanto antes enviado o material, mais tempo de visualização em nossas redes sociais.

Lançamento das Pílulas do Festival Online:

O conteúdo online contará com doze vídeos exibidos quinzenalmente  no canal do YouTube.com/festivalfotobsb

As Pílulas do Festival Online vão apresentar encontros entre fotógrafos e teóricos de várias partes do mundo. Elas têm o duplo propósito de ativar o canal do festival e ampliar a divulgação do projeto presencial em agosto de 2024.

Foto: Claudio Versiani.

A primeira pílula ganha lançamento no dia 24 de março de 2024 (domingo), às 19 horas, com o tema “Das Redações aos Festivais“. 

Trata-se de um mergulho na produção de eventos de fotografia com um painel diversificado de experientes fotógrafos e produtores de festivais. O lançamento vai contar com as participações de Eraldo Peres, Eugênio Sávio, Miguel Chikaoka, Mônica Maia e Sinara Sandri, com mediação de Claudio Versiani.

Claudio Versiani, representa o Foto BSB e faz a mediação da conversa, enquanto Eraldo Peres vai abordar a última edição do Festival Mês da Fotografia; Mônica Maia vai contar sobre a sua experiência como fotojornalista, editora da Agência Estado, e do s eu mais recente projeto “Mulheres Luz”; Eugênio Sávio compartilhará os bastidores de um dos festivais mais queridos do país, o Foto em Pauta, Festival de Fotografia de Tiradentes; Sinara Sandri vai narrar sua experiência nos 17 anos do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, um dos festivais mais longevos e importantes; O mestre Miguel Chikaoka trará relatos sobre seu trabalho como fotógrafo documental, além da missão de levar a educação fotográfica ao ensino básico em Belém do Pará. Juntos, todos vão explorar os desafios na promoção da fotografia em diferentes contextos regionais.

As Pílulas do Festival Online seguem em lançamentos até 25 de agosto, em um total de doze episódios que serão lançados, um a cada quinze dias, exibidos no canal oficial YouTube.com/festivalfotobsb

“Lixo, Mar, Tartaruga”. Foto: Zuleika de Souza.

Convocatória:

A edição de 2024 lança convocatória voltada para fotojornalistas e fotógrafos que possuam um ensaio de fotografias documentais com a temática “Resiliência: Habitar na Emergência Climática“, guiada pelas palavras “Resiliência” e “Habitar”, onde serão abordados os desafios relacionados à moradia, permanência e mudanças, com exploração de questões contemporâneas como conflitos, crise climática e seus impactos na vida e no planeta.

Nossos olhos e lentes se direcionam para a emergência climática. Que papel transformador as imagens podem cumprir?

A fotografia documental tem o poder de transcender barreiras linguísticas e culturais, permite que a complexidade e a urgência das transformações climáticas sejam compreendidas e sentidas em um nível visceral. Enquanto os desafios relacionados à habitação, permanência e mudança se tornam cada vez mais prementes em nosso mundo contemporâneo, as imagens surgem como vozes poderosas para dar testemunho dessas realidades.  

Com a utilização de múltiplas imagens é possível alcançar a construção de uma história. Uma narrativa visual pode explorar uma variedade de temas, o desafio está em capturar esse arco e destacar a importância de um início, meio e fim.

“Lobo Guará”. Foto: Zuleika de Souza.

Essa convocatória oferece uma oportunidade para fotógrafos profissionais submeterem seus trabalhos para o Foto BSB – III Festival de Fotojornalismo de Brasília. O mote ”Resiliência: Habitar na Emergência Climática” abre espaço para ensaios com o mínimo de 5 e o máximo de 30 fotos que explorem as diversas perspectivas dentro do tema. 

As inscrições podem ser feitas no link bit.ly/ConvocatoriaFotoBSB2024 no período de 25 de março a 31 de maio de 2024.

“Águas Cerrado”. Foto: Zuleika de Souza.

Pré-requisitos:

* Poderão participar da convocatória, de forma gratuita e voluntária, fotojornalistas e fotógrafos que possuam um ensaio de fotografias documentais dentro da temática proposta.

* Todas as fotografias serão revisadas e validadas pelo Foto BSB e devem obrigatoriamente estar de acordo com o tema proposto. O Festival reserva-se ao direito de excluir os materiais que não cumpram com os critérios, condições técnicas e artísticas exigidas pela organização.

* Cada ensaio deve conter no mínimo 5 fotografias e no máximo 30 relacionadas ao tema “Resiliência: Habitar na Emergência Climática”.

* O envio do material deve ser feito através de um link com acesso para uma única pasta no Google Drive.

* Um PDF com a ordem das fotos deve ser anexado, incluindo informações como direitos autorais, legenda, data e local das fotografias.

* Os arquivos enviados devem estar no formato JPEG, excluindo TIFF ou RAW.

* Além das fotografias, os participantes devem enviar um retrato e um texto de apresentação do projeto. Projetos enviados sem um texto de apresentação não serão considerados.

*Os participantes devem garantir que todas as diretrizes sejam seguidas para que sua inscrição seja considerada.

Para obter mais informações e esclarecer dúvidas, contate a produção do Foto BSB via WhatsApp através do link:  https://w.app/FestivalFotoBSB

“Águas Cerrado”. Foto: Zuleika de Souza.

Seleção dos trabalhos:

* O prazo para envio é de 25 de março a 31 de maio de 2024.

* A Direção Artística do Festival, formada por editores de fotografia, será encarregada de selecionar as imagens. 

* A seleção possibilitará a inclusão das fotografias contempladas nas exposições, projeções, galerias virtuais e mesas de debates durante a programação online e presencial do Festival.

* O autor do ensaio que melhor traduzir a convocatória será selecionado para participação de uma Mesa online em data a ser informada, recebendo um cachê de participação de R$ 800,00 (oitocentos reais), mediante entrega de Nota Fiscal.

* Não deixe para os últimos dias, os trabalhos pré-selecionados comporão a galeria virtual, quanto antes enviado o material, mais tempo ficarão expostos nas redes sociais.

* O resultado final sairá no dia 01 de julho de 2024.

O 3º FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

“Quixadá”. Foto: João Roberto Ripper.

Serviço: FOTO BSB – III Festival de Fotojornalismo de Brasília

Convocatória com inscrições em bit.ly/ConvocatoriaFotoBSB2024 

Inscrições: De 25 de março a 31 de maio de 2024

Lançamento das Pílulas do Festival Online: 24 de março (domingo) às 19 horas no Canal YouTube.com/festivalfotobsb

Informações: festivalfotobsb.com.br

Facebook: @festivalfotobsb

Instagram: @festivalfotobsb