Com início nesta sexta-feira (9), tíquetes  gratuitos precisam ser retirados virtualmente para os shows com os convidados especiais Silvério Pontes, Bebê Kramer, Alexandre Carlo (Natiruts), Pablo Fagundes e Joana Duah

As apresentações em Taguatinga ocorrem nos dias 15 e 16 de agosto, terão como convidado o maestro Spok, e possuem ingressos sociais

Os ingressos das apresentações da Choro Popular Orquestra, que contam com as participações especiais dos músicos Silvério Pontes, Bebê Kramer, Alexandre Carlo (Natiruts), Pablo Fagundes, Joana Duah e maestro Spok, precisam ser retirados virtualmente por meio do portal Bilheteria Digital para os shows dos dias 09/08 (sexta-feira), 10/08 (sábado), 15/08 (quinta-feira) e 16/08 (sexta-feira).

Para as apresentações do Sesi Taguatinga também é pedida a doação de 1kg de alimento não perecível, que será revertido ao Programa Conexão – Responsabilidade Social em Ação, iniciativa da Fibra, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e do Governo do Distrito Federal (GDF) como incentivo às metas de 2023, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O EVENTO

Em agosto, a Choro Popular Orquestra fará uma série de apresentações que tem início no dia 09/08 (sexta-feira) e se encerram no dia 16/08 (sexta-feira), com participações especiais do gaitista Silvério Pontes, do acordeonista Bebê Kramer, dos músicos Alexandre Carlo (Natiruts), Pablo Fagundes e Joana Duah, e do maestro e saxofonista pernambucano Spok.

Fruto do trabalho do diretor da orquestra Henrique Filho, o Reco do Bandolim, do diretor artístico, Henrique Neto, e sob a regência do Maestro Fabiano Medeiros, a Choro Popular Orquestra surge como resultado do compromisso do Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM) na preservação, disseminação, salvaguarda, transmissão e cuidado com esse gênero fundamental para a música instrumental brasileira. 

O projeto é custeado com recursos das emendas parlamentares destinadas pela senadora brasiliense Leila do Vôlei (PDT-DF). De acordo com a parlamentar brasiliense, a Choro Popular Orquestra desempenha um papel crucial na inclusão social e na formação de novos talentos. “O Choro Popular Orquestra é um projeto que valoriza e promove a nossa rica cultura musical. O choro é um patrimônio do Brasil, e iniciativas como essas são essenciais para celebrar a diversidade e a criatividade dos nossos artistas, fortalecendo, assim, a nossa cultura”, disse Leila. 

No final de abril de 2024, o ICEM, que funciona junto ao Espaço Cultural do Choro e à Escola Brasileira de Choro, lançou o edital de seleção de 25 instrumentistas para compor a Choro Popular Orquestra, ao lado de músicos convidados e do Grupo Choro Livre. Com duração de cinco meses, o projeto leva em conta critérios de inclusão social e diversidade de gênero e tem como foco o desenvolvimento da teoria, prática, difusão, pesquisa e proteção do choro. A formação dos músicos será conduzida por meio de oito ensaios/aulas, que acontecerão na Escola Brasileira de Choro entre os dias 5 e 15 de agosto.

A CHORO POPULAR ORQUESTRA

A orquestra está sob a direção musical do maestro Fabiano Medeiros e conta com a participação do fundador da Escola Brasileira de Choro, Reco do Bandolim, e do Grupo Choro Livre.

Participam da orquestra os seguintes musicistas: o violonista George Costa; o sete-cordas e diretor artístico Henrique Neto; o cavaquista Márcio Marinho; o bandolinista Reco do Bandolim; o pandeirista Valério Xavier de Souza Filho; os clarinetistas Adylson Martins de Abreu e Jackson Delano; os trompetistas Alex Diego Pereira, Josué Gomes Teixeira, Elétrico Raíza Andrade e Wellison Klever dos Santos; os saxofonistas Aluízio Francisco dos Santos, Yuri Dantas, Robson Machado Ferreira, Alto Ronald José de Lima e Marina Vanéli; os flautistas Caio Handel, Pedro Jorge de Castro Rocha e Tales Pimentel Portugal; os trombonistas Daiana Santos de Andrade, Valmir Ferreira Nunes, Roberio José Santos Souza Xavier e Laudemar de Souza Dourado; os percussionistas Eduardo Milen Viegas Junior e Nathalia Soares Marques; a claronista Elaine Cristina Rodrigues de Oliveira; a tubista Emanuelle Cristine da Conceição de Souza; o baterista Luiz Renato Vieira; a contrabaixista Paula de Queirós Carvalho Zimbres, e a pianista Îagûara Flor Faria da Costa (Flor Furacão).

A proposta da Orquestra visa a realização de projeto artístico-cultural de capacitação de uma orquestra popular permanente e inovadora visando a preparação de profissionais por meio de ensaios, aulas e apresentações que possibilitem estimular a economia criativa local, sendo coerente  com os objetivos e as diretrizes específicas do referido programa 4200020230002 do Ministério da Cultura, uma vez que o seu escopo consiste justamente em promover e fomentar a cultura popular brasileira.

SERVIÇO

Choro Popular Orquestra com participação especial de Silvério Pontes, Bebê Kramer, Alexandre Carlo, Pablo Fagundes e Joana Duah
Data: de 09 e 10 de agosto, às 21h
Onde: Espaço Cultural do Choro  – SDC Bloco G (Clube do Choro)
Ingresso gratuito
Onde adquirir: Bilheteria Digital dos dias 09/08 (sexta-feira) e 10/08 (sábado)
Links para compra:
https://www.bilheteriadigital.com/choro-popular-orquestra-09-de-agosto

https://www.bilheteriadigital.com/choro-popular-orquestra-10-de-agosto

Choro Popular Orquestra com participação especial do Maestro Spok
Data: 15 e 16 de agosto, às 20h
Onde: Sesi Taguatinga – QNF 24, Taguatinga Norte (Sesi Taguatinga)
Ingresso Social: mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Onde adquirir: Bilheteria Digital dos dias 15/08 (quinta-feira) e 16/08 (sexta-feira)
Links para compra:
https://www.bilheteriadigital.com/choro-popular-orquestra-convida-maestro-spok-15-de-agosto

https://www.bilheteriadigital.com/choro-popular-orquestra-convida-maestro-spok-16-de-agosto

Mais informações: Escola Brasileira de Choro e na página do Choro Popular Orquestra