Multiartistas Ana Solino, Queila Branco e Ângela Barcellos Café oferecem curso que irá trabalhar o indivíduo e o coletivo por meio de jogos lúdicos, com técnicas das especialistas
“Vou te contar. Que os olhos já nem podem ver. Coisas que só o coração pode entender..” (Wave – Tom Jobim). Inspiradas na canção e letras do eterno músico e compositor Tom Jobim (1927-1994) e no “acreditar naquilo que os olhos já não podem ver, mas que o coração pode entender”, três mulheres que creem no poder transformador da arte da narrativa e no compartilhamento de experiências de autoconhecimento resolveram se adentrar na Contação de Histórias como meio de encantar e fazer o outro refletir. Ana Solino, Queila Branco e Ângela Barcellos Café, todas contadoras de histórias e arte-educadoras, se uniram com estes motes para criar o projeto nomeado “Vou Te Contar”.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, a iniciativa irá levar as três multiartistas, suas experiências e contações para Bibliotecas Públicas do Distrito Federal. Uma oportunidade para quem também quer aprender ou até se especializar na narração de histórias. As oficinas do trio irão ocupar a Biblioteca Pública de Ceilândia nos dias 12, 19 e 26 de agosto. Ainda, nos dias 23 e 30 de setembro, elas vão passar pela Biblioteca Van Gogh de Sobradinho. O curso em cada uma das Bibliotecas conta com 16 horas de duração e irá contar com certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB) para os alunos. As oficinas são gratuitas. Quem quiser participar, basta preencher o formulário disponível no link da Bio do Instagram do projeto: @grupovoutecontar. Vagas limitadas. Livre para todos os públicos.
Por meio de jogos lúdicos, vivências individuais e coletivas que encontram ressonância nas histórias dos participantes, Ana, Queila e Ângela pretendem provocar o reconhecimento do contador de histórias que existe em cada pessoa. Entre o ofício e a arte de narrar histórias, elas querem mostrar que “o autoconhecimento pode contribuir com opções e descobertas para dar respaldo às próprias escolhas”.
“Desta forma, interagimos com a cadeia produtiva, criadora e mediadora do livro e da leitura, incentivando leitores críticos e, quem sabe, escritores, novos narradores que querem despertar a atuar neste ofício tão gratificante. Venha se descobrir! Venha experimentar!”, convida entusiasmada Ana Solino que ressalta que escolas que quiserem ir ao local participar, basta pedir agendamento via direct do Instagram @grupovoutecontar.
Entre histórias literárias e populares, da oralidade ou de outras linguagens, as oficinas irão também explorar músicas e contarão com a participação do músico Sérgio Duboc. Além de tradução em libras para promover a acessibilidade.
Conheça as professoras:
ANA SOLINO é Brasiliense, pós-graduada em Narração Artística pela Faconnect/A Casa Tombada- São Paulo. É Licenciada em Letras pelo UniCeub e homenageada com o Prêmio Baobá, em 2022. Ana é também Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF, Mediadora de Leitura e Contadora de Histórias. Atua em Biblioteca Escolar e Comunitária na Asa Sul.
QUEILA BRANCO é Especialista em “Valorização da Educação Infantil” pela Universidade Federal do Tocantis e Atriz e Professora de Teatro formada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. É também professora alfabetizadora da Secretaria de Estado de Educação do DF, em Ceilândia. Atua como Gestora Escolar.
ÂNGELA BARCELLOS CAFÉ é graduada em Educação Física pela UEG; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFG, Mestra em Estudos do Lazer pela Unicamp e Doutora em Artes pela UnB. Homenageada com o Prêmio Baobá, em 2020. Autora de dois livros sobre o tema da Narração Oral. Atua como Docente na UnB.
Ficha técnica:
Coordenação Geral : Ana Marize Solino
Coordenação Pedagógica: Ângela Barcellos Café
Direção Artística : Queila Branco
Diretor de Produção e Administrador : Anderson Floriano
Contadoras de Histórias e Oficineiras: Ana Marize Solino , Ângela Barcellos Café e Queila Branco
Designer Gráfico e Fotografias: Léo Carvalho
Serviço: Projeto “Vou Te Contar” leva oficinas gratuitas de Narrativa/ Contação de Histórias para Bibliotecas do Distrito Federal
Local: Biblioteca Pública de Ceilândia
Data: Dias 12, 19 e 26 de agosto
Local: Biblioteca Van Gogh de Sobradinho.
Data: 23 e 30 de setembro
Participação via formulário disponível no link da Bio do Instagram do projeto: @grupovoutecontar
Livre para todos os públicos
Mais informações: @grupovoutecontar