O Distrito Federal está em alerta devido a um vendaval que tem atingido a capital, com ventos podendo chegar a 60 km/h nesta sexta-feira (21). O fenômeno deve continuar nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que pode provocar a queda de galhos de árvores.

Para o fim de semana, a previsão é de que o vendaval persista, com a capital em alerta amarelo, indicando “perigo potencial”. A alta subtropical do Atlântico Sul é a responsável pelo vendaval, intensificando as rajadas de vento.

A sensação térmica também é afetada, apesar da temperatura mínima ser de 14°C nesta sexta, os ventos tornam a sensação mais fria para os brasilienses. Durante a tarde, os termômetros podem chegar a 24°C, enquanto a umidade relativa do ar varia entre 90% e 40%.

O Inmet alerta para o baixo risco de queda de galhos de árvores devido ao vendaval e orienta a não se abrigar sob árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casos de rajadas de vento, informações devem ser buscadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A meteorologista Jeane Lima prevê que o vendaval deve continuar durante o fim de semana, mas tende a diminuir ao longo da tarde de domingo (23). Além disso, os próximos dias devem ser de sol com poucas nuvens, sem previsão de chuvas.

Fonte: G1 (Adaptado)