As saladas especiais sairão do cardápio no final de janeiro, mas, não se preocupe, ainda há muito a se aproveitar na Benita
Localizada em uma pequena, mas incrivelmente bem aproveitada, loja na 402 Sul, a Benita Paninoteca combina os melhores fatores na construção gastronômica: uma história de superação, desde a abertura na Quituart (Cooperativa de gastronomia do Lago Norte), passando pela sobrevivência da empresa durante a pandemia, até a concretização do sonho de ter uma loja física, cheia de charme, e, claro, produtos excelentes.
A focaccia de tomate e alecrim, por exemplo, é uma das minhas favoritas, assim como o sonho, com recheio de creme de baunilha, que nem é um quitute que eu amo, mas que me encantou. Pães rústicos, artesanais e, portanto, com menos conservante e mais saudável, são garantia de sucesso para um lanche mais especial ou para acompanhar pastas e frios num happy hour em casa, por exemplo. Ou, por lá, um varal de Parma com brusquetas e outras delícias para acompanhar um espumante no final do dia.





Para o almoço, as massas são imperdíveis! Eu adoro o fettuccine e o ravioli, seja com polpeta, parmegiana ou mesmo à la Carbonara. No geral, as massas, feitas na casa, são mais leves, sempre no ponto perfeito, e acompanham belamente qualquer variedade de proteína ou molho.
Para quem ainda estiver “buscando o balde” do final de ano, vale apostar nas saladas especiais, que ficam no cardápio apenas em janeiro, e servem como prato principal mesmo, super fartas, e com boa proporção entre folhas, legumes e proteínas.
Destaques, para mim, são a Caesar, com muito frango empanado, alface americana acompanhadas de croutons e molho tradicional Caesar feito com maionese, mostarda e filé de aliche; e a salada Isabella, feita com carpaccio de beterraba, servido com redução de vinagre balsâmico e laranja, queijo cremoso e folhas de rúcula acompanhada de filé de pescada amarela em crosta de granola salgada. Qualquer dessas saladas, R$65,00, mas o cardápio principal tem uma ou duas opções de salada regulares também.
Um ponto forte da casa são as porções. Essas massas do almoço, por exemplo, são MUITO fartas, tanto que conheço gente que pede o parmegiana Kids, porque já é suficiente para quem não tem o apetite tão voraz.
Uma carta de vinhos enxuta, mas com várias opções abaixo de 2 dígitos e sobremesas como mousse de copinho e uma frondosa rabanada com sorvete, e a Benita se torna uma ótima opção para apostas variadas.
Benita Paninoteca
CLS 402 bloco B loja 19
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 22h. Domingo, das 9h às 16h
Instagram: https://www.instagram.com/benitapaninoteca




