Entre os dias 20 e 22 de setembro, a Praça de Vidro do TGS (Piso 3) será palco de uma exposição única que celebra a arte dos nós marítimos. O destaque da mostra é um quadro de 8 metros, criado pelo brasiliense Gilvan Neri, que lhe rendeu um prêmio recorde.
“Tenho livros sobre nós em várias línguas, incluindo chinês, francês, espanhol e inglês. Minha paixão por esse tema se reacendeu quando entrei para a marinha. O recorde anterior também era meu, mas foi feito em equipe. Desta vez, me desafiei a fazer tudo sozinho”, relata Gilvan.
Em uma competição contra si mesmo, Gilvan tinha a meta de fazer mais de 1.000 nós e, ao final, conseguiu realizar 1.007. Foram necessários 15 meses de trabalho árduo para alcançar o maior recorde já registrado no Brasil. O processo de confecção durou 277 dias, com um horário fixo de trabalho das 19h às 21h, até que ele atingisse a meta, superando o recorde anterior em 777 nós.
Gilvan dedica essa conquista ao Clube de Desbravadores Ave Branca de Taguatinga-DF, onde atua como líder. O clube, presente em 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de membros, promove o equilíbrio entre a saúde física, mental e espiritual, afastando os jovens das ruas e das drogas. As atividades incluem acampamentos, caminhadas, aprendizado sobre a natureza, primeiros socorros e até práticas profissionalizantes.