Brasília será sede do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cbesa) e da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), entre os dias 25 e 28 de maio de 2025, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os dois eventos, que ocorrem simultaneamente a cada dois anos, são considerados os maiores e mais importantes do setor de saneamento do Brasil e da América do Sul. Eles foram lançados na terça-feira (17) no Centro de Convenções.

O congresso e a feira em Brasília marcam um novo momento frente aos desafios do Marco Legal do Saneamento. A expectativa é que sete mil congressistas e 15 mil visitantes participem de reuniões para discutir políticas públicas, questões sociais e econômicas, além de conhecer as boas práticas de saneamento por meio de 1.500 mil trabalhos técnicos a serem apresentados ao longo dos três dias de seminário. A Fitabes-2025 deverá reunir 120 empresas que demonstrarão as novas tecnologias e os equipamentos mais avançados disponíveis no mercado.

O congresso é promovido a cada dois anos pela Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), com alternância em cada uma das regiões do país. O congresso de 2025 conta com o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)

Luís Antônio Reis, presidente da companhia, ressaltou que a contribuição das universidades, das empresas do setor e da Associação de Engen haria Sanitária traz respostas tecnológicas aos problemas de saneamento do país. “Novas tecnologias são fundamentais para a universalização das metas de saneamento”, afirmou.

“Novas tecnologias são fundamentais para a universalização das metas de saneamento” Luís Antônio Reis, presidente da Caesb

Reis complementou: “O governador Ibaneis Rocha já demonstrou total apoio aos eventos. Estamos abertos e ansiosos para que esse evento tenha todo o brilho como foi nos últimos anos. Será uma oportunidade ímpar de trazer para o debate tanto o Congresso Nacional quanto o Poder Executivo Federal, afinal são os entes que definem as políticas públicas de saneamento.”

O presidente da Abes-DF, Fuad Moura Braga, assessor para projetos especiais de novos negócios da Caesb, enfatizou a importância do evento. “O 33º Congresso marca o mais importante evento de saneamento do país, que se tornou uma referência ao reunir todos os atores que atuam no setor de saneamento ambiental comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, declarou. “Mais do que nunca, para atingir os objetivos do setor, será necessário inovar para universalizar o saneamento para quem não tem”.

*Com informações da Caesb – Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader