Em uma iniciativa inovadora, famílias de Sobradinho estão sendo capacitadas na criação de abelhas. O projeto, que teve início na última quinta-feira (18), visa a instalação de um apiário coletivo no pré-assentamento Pôr do Sol, em Sobradinho.
A comunidade recebeu 12 caixas completas, além de um balde em inox com peneira e um fumigador, equipamentos essenciais para a criação de abelhas da espécie Apis melífer. Esses recursos são provenientes de um convênio entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o objetivo de desenvolver a Rota do Mel.
O Curso Básico de Criação de Abelhas com Ferrão, que tem carga horária de 32 horas, é composto por módulos teóricos e práticos. Os participantes aprendem sobre a importância do uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI), a forma correta de usar o fumigador, como coletar e transportar abelhas, entre outros pontos.
A capacitação tem atraído muitos interessados. A produtora Rosângela Silva, por exemplo, expressou seu entusiasmo em produzir mel. “Quero atuar no apiário coletivo e ter mel e própolis para consumo da minha família”, contou.
Este projeto representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável da região, proporcionando às famílias de Sobradinho uma nova fonte de renda e contribuindo para a preservação do ecossistema local.