Resultado da oficina de biojoias se transforma em mostra e evidencia sensibilidade e poder criativo de jovens com deficiências

Em ação especial, o Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama homenageou o talento de seus alunos. É que jovens com deficiência participaram da oficina de biojoias, ministrada pela designer Suzana Rodrigues. A formação compõe o projeto “Se Liga na Cultura”, realizado pela IECAP Agência de Transformação Social, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O resultado foi surpreendente.

Na mostra cultural, o destaque foi para a criatividade dos alunos, que elaboraram e confeccionaram colares, brincos e pulseiras. As peças foram trabalhadas com matéria-prima sustentável colhida por comunidades indígenas da Região Nordeste, a exemplo de açaí, jarina, jupati, inajá, tentos, além de madrepérola e madeira.

A oficina foi desenvolvida na escola de modo a atender as necessidades especiais de aprendizagem de cada aluno, atuando de forma a potencializar suas habilidades e criar um ambiente propício para o despertar da autonomia e criatividade. “Sentir o pulsar da criação nas mãos dos nossos alunos é muito mais que especial. É grandioso, é maravilhoso! Cada detalhe aponta para a extrema sensibilidade que cada um tem, a evolução é evidente e a satisfação deles, indescritível”, declarou Suzana Rodrigues.

Sobre o projeto

O “Se Liga na Cultura” é uma iniciativa de resgate social, dentro e fora das escolas, que propõe o encontro da teoria e da prática nos processos de aprendizagem a pessoas de 11 a 35 anos. O projeto tem como objetivo oferecer oportunidade de acesso à cultura e à cidadania a jovens menos favorecidos de regiões do Distrito Federal, como Ceilândia, Gama, Estrutural, Taguatinga e Samambaia, com expansão também para comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo. As atividades contemplam cursos, oficinas, workshops e experiências culturais.