Mestra Martinha do Coco, uma referência na cultura popular do Distrito Federal, lançou um catálogo comemorativo em homenagem aos 10 anos da “Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá” no dia 27 de abril. A publicação, produzida pela Avá Editora, foi criada para documentar e preservar o legado sociocultural e histórico do evento.

Martinha do Coco, que é pernambucana e vive no Distrito Federal há muitas décadas, tem um trabalho autoral que combina as principais influências de sua terra natal com sua experiência no Cerrado, incorporando ritmos como samba de coco, maracatu e ciranda. Ela começou sua carreira cantando samba de coco no grupo de percussão da Organização Tambores do Paranoá – TAMNOÁ e é uma das fundadoras do Ponto de Cultura que leva o mesmo nome e que movimenta culturalmente aquela Região Administrativa. Em 2013, Martinha recebeu o título de “Mestra da Cultura Popular” do Ministério da Cultura.

A “Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá” é um evento que celebra a cultura popular e a diversidade, apresentando artistas de diferentes gerações e linguagens. A programação do evento inclui apresentações de Martinha do Coco e Banda, Zapatta PRN, Boi Encanto do Itapoã, Caleba Brasil e Nani Menezes, além de uma mesa redonda com exposição de fotografia de Isabelle Prado e Kadan Lopes, apresentação de esquetes da peça Afinidades, e poesia com Wil Melo.