BRASÍLIA – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou um decreto nesta quinta-feira (25/4), oficializando a instituição do Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown). O centro, que atende mais de 2 mil pacientes com serviços voltados para todos os ciclos de vida, desde antes do nascimento até o idoso com síndrome de Down, será a unidade de saúde de referência no DF.
Com a assinatura do decreto, o CrisDown se torna uma entidade institucionalizada no Distrito Federal, independente da gestão governamental. Ibaneis destacou a criação de uma secretaria voltada para pessoas com deficiências e a importância da assistência interdisciplinar.
A coordenadora do CrisDown, Carolina Vale, enfatizou que o programa visa mudar o cenário de peregrinação atrás de atendimento, uma realidade de muitas famílias com pessoas com síndrome de Down. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, avaliou o serviço do CrisDown como referência no Brasil.
Ela também anunciou que, no início de 2025, pretende entregar uma unidade do Centro na Asa Sul. “Há um terreno em 612 Sul, onde nós teremos o CrisDown, um Caps e um centro especializado em reabilitação. Os projetos já estão em andamento, o deputado Eduardo Pedrosa vai fazer o apontamento de emenda para que a gente conclua o projeto”.
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) também solicitou a construção de um centro semelhante para famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).