Nesta terça-feira (3/9), a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, registrou uma umidade mínima do ar de apenas 7%, marcando o dia mais seco da história do Distrito Federal.
Na segunda-feira (2/9), a umidade relativa do ar no DF já havia caído para 9%. Antes disso, a última vez que a taxa chegou a 9% foi em 3 de setembro de 2022, enquanto o recorde anterior era de 8%, registrado em 4 de setembro de 2019, também no Gama.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo devido à baixa umidade relativa do ar, o mais alto em uma escala de três níveis. Esse aviso indica que o índice pode ficar abaixo dos 12% durante a tarde, no período mais quente do dia.
O período mais crítico desta terça-feira ocorreu entre 13h e 16h. Com o anoitecer, a tendência é que a umidade relativa do ar aumente.
O alerta vermelho também aponta para um grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias e dores de cabeça. Goiânia (GO) e Luziânia (GO) também registraram 7% de umidade.
Possíveis chuvas Segundo a meteorologista Daniele Ferreira, há um pequeno indicativo de chuva após o dia 15 de setembro, mas as chances são muito baixas. Portanto, é pouco provável que chova no DF nesse período.