Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam quatro prêmios ao projeto “Artéria – uma tubulação de baixo custo feita com pneus triturados para melhorar o transporte de água das comunidades carentes” de autoria de Maria Rita Xavier Rocha Ritter e Karen Farias de Negreiros, estudantes do SESI de Sobradinho (DF).

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior.


Orientadas pelas professoras Karla Cristina Moreira Soares e Kamila Pereira de Sousa, as estudantes foram quartas colocadas na categoria Ciências Agrárias, uma das sete categorias avaliadas pela FEBRACE; receberam o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado ao melhor trabalho de cada estado e do Distrito Federal; o Prêmio FEBIC, da Feira Brasileira de Iniciação Científica, que dá vaga na feira que ocorre em junho e setembro em Pomerode (SC); e o prêmio da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, com credenciais para o evento, que acontecerá em Brasília, no mês de setembro.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2.