Os moradores de Brasília foram surpreendidos por um fenômeno raro este ano: os ipês roxos estão florescendo pela segunda vez em 2023. Enquanto a esperada florada dos ipês amarelos ainda não se concretizou, os apaixonados pela árvore símbolo de Brasília têm o privilégio de apreciar novamente a beleza dos ipês roxos em suas ruas.

De acordo com a professora Carmen Regina Correia, da Universidade de Brasília (UnB), não há uma explicação específica para esse reflorescimento dos ipês roxos. Diversos fatores, como temperatura, umidade do ar, disponibilidade de água e nutrientes no solo, luminosidade e clima em geral, podem estar relacionados ao fenômeno.

“A cidade está tendo ondas de frio recentemente com uma frequência maior, em uma época que vinha aquecendo cada vez mais. Isso também pode estar relacionado ao novo florescimento dos ipês roxos e do retardamento da floração amarela”, explica a professora.

Apesar da florada do ipê roxo ser esperada para o início de junho, as árvores podem florescer durante um longo período, e desta vez, algumas delas estão apresentando uma segunda floração.

O Distrito Federal conta com mais de 270 mil ipês plantados, sendo que o próximo a colorir a capital federal será o ipê amarelo. Além disso, os brasilienses poderão apreciar também os ipês rosa e brancos que florescem até outubro.

Para os admiradores das árvores típicas da região, a bióloga Paula Sicsú criou um aplicativo chamado “Ipês”, que permite registrar e localizar mais de 2 mil árvores cadastradas na cidade. Com esse aplicativo, os moradores podem acompanhar as cores das floradas e aproveitar ao máximo a beleza dos ipês durante o período de floração.