Os Postos de Identificação Biométrica (PIBs), responsáveis pela emissão da nova carteira de identidade, terão mudança de horário a partir desta terça-feira (26), no Distrito Federal, devido às festividades de fim de ano.
O atendimento nesses locais ocorrerá apenas em dias úteis, das 13h às 19h, por ordem de chegada. Essa alteração de horário será válida até o dia 5 de janeiro.
No entanto, os postos do Na Hora, outra opção para a emissão do documento, funcionarão normalmente, das 7h às 19h.
Nova Identidade Os residentes do Distrito Federal que possuem a documentação atualizada não precisam emitir uma nova identidade ainda. O novo documento só será exigido a partir de 2032.
A emissão da nova identidade na capital começou em novembro e, até agora, foram emitidas 23,4 mil identidades. A nova carteira de identidade unificará os dados dos brasileiros, com base no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A 1ª via da Carteira de Identidade Nacional é emitida gratuitamente. Aqueles que já possuem a nova carteira, obtida em outro estado ou no DF, devem pagar uma taxa de R$ 42 para a emissão da 2ª via.
Como emitir o novo documento Para emitir a Carteira de Identidade Nacional, é necessário ter o CPF regularizado junto à Receita Federal. Além disso, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, física ou digital, ou cópia autenticada em cartório.
É imprescindível que todos os dados da certidão sejam compatíveis com os registros da Receita Federal. Caso contrário, a emissão da nova identidade não será possível.
Locais para emissão da nova identidade:
- Asa Sul: 1ª Delegacia de Polícia
- Cruzeiro: 3ª Delegacia de Polícia
- Guará: 4ª Delegacia de Polícia
- Planaltina: 16ª Delegacia de Polícia
- Samambaia: 32ª Delegacia de Polícia
- Santa Maria: 33ª Delegacia de Polícia
- Paranoá: 6ª Delegacia de Polícia
- São Sebastião: 30ª Delegacia de Polícia
- Recanto das Emas: 27ª Delegacia de Polícia
- Postos do Na Hora