A sexta-feira (14) no Distrito Federal foi marcada por uma forte presença de nebulosidade, o que resultou em temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada foi de 10,2°C, enquanto no dia anterior estava em 14,9°C. Apesar disso, o recorde de temperatura mais baixa do ano ocorreu em 29 de junho, quando o Gama registrou 8,6°C. Essa queda de temperatura foi influenciada por uma frente fria que atua na região do Mato Grosso do Sul.
No que diz respeito à umidade relativa do ar, não há previsão de alertas. A especialista meteorologista Jeane Lima afirmou que o índice deve variar entre 30% e 90% ao longo do dia.
Para o fim de semana, a previsão é de uma pequena chance de chuva no sábado (15). No entanto, caso ocorra, será de forma passageira, isolada e não torrencial. As temperaturas devem se manter praticamente iguais, mas pode fazer um pouco mais de calor.
É importante ressaltar que o Distrito Federal está atualmente sob alerta de baixa umidade relativa do ar, com índices previstos para chegar a 25%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) utiliza as cores amarelo, laranja e vermelho para classificar os tipos de alertas meteorológicos, sendo o vermelho o mais grave. No caso da umidade, o alerta amarelo é acionado quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias consecutivos, o alerta laranja é emitido quando a umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos e o alerta vermelho é decretado quando a umidade fica abaixo de 12% por dois dias seguidos.
É importante tomar cuidados adequados durante períodos de baixa umidade, como manter-se hidratado, umedecer narinas e olhos com soro fisiológico, utilizar hidratantes labiais e corporais para evitar o ressecamento da pele, além de usar roupas leves e acessórios como bonés ou chapéus.