A Rota do Cavalo, localizada na Região Administrativa de Sobradinho, foi alvo de uma operação de fiscalização ambiental realizada pelo Instituto Brasília Ambiental. A ação, que ocorreu nesta semana, teve como objetivo coibir os parcelamentos irregulares de solo na região.
No local, estavam ocorrendo obras em área de parcelamento irregular do solo. A operação, realizada em conjunto com a Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), resultou na aplicação de uma multa no valor de R$ 263.500,95.
A superintendente de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do Instituto, Simone de Moura Rosa, destacou que o parcelamento irregular do solo naquele local já foi autuado diversas vezes pelo Brasília Ambiental. “Dessa vez, foram flagrados três tratores e dois caminhões realizando obras no interior do condomínio Mansões Bounganville sem autorização do órgão ambiental e desrespeitando embargo de obras já imposto pela nossa fiscalização”, informou.
O presidente da autarquia, Rôney Nemer, ressaltou a importância do acompanhamento diário da equipe de fiscalização através do monitoramento com os drones. “Os infratores não conseguem detectar a nossa equipe através dos voos de drone, sendo assim conseguimos agir de forma mais incisiva e rápida. Conseguimos diminuir os impactos no nosso cerrado”.
A fiscalização ambiental na Rota do Cavalo é um exemplo de como as autoridades estão trabalhando para proteger o meio ambiente e garantir o uso adequado do solo. É importante que todos estejam cientes das regras e regulamentos para evitar penalidades e contribuir para a preservação do meio ambiente.