Neste Junho Vermelho, o Banco de Sangue de Brasília vem fazendo, ao longo mês, diversas ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue e o porquê da necessidade desse gesto solidário ser contínuo.

Apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, ao passo que milhares de vidas enfermas dependem desse gesto solidário – 1 a cada dez pacientes internados em tratamentos diversos nos hospitais necessitam de transfusão para se recuperarem. Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

De acordo com a instituição, com a chegada do inverno e das férias escolares, os doadores tendem a se afastar, ou porque viajam ou não querem sair de casa devido ao frio, ou, ainda, em razão do aumento das doenças respiratórias. Porém, as doações de sangue não podem parar, assim como a demanda por hemocomponentes não para e é sempre crescente.
 

“A doação regular é muito importante para a manutenção dos estoques, é a única maneira de garantir os estoques de sangue dos hospitais”, explica Isabela Dias, coordenadora regional do Banco de Sangue. Segundo Isabela, dois fatores explicam por que é importante que as pessoas aptas façam pelo menos duas doações ao ano. “O alto consumo diário e a validade curta das bolsas de sangue fazem com que os estoques diminuam muito rapidamente, sendo necessário a reposição diária nos hospitais”.
 

Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão 75% abaixo do nível ideal, um índice considerado muito crítico. “Estamos recebendo apenas cerca de 20 doações por dia, quando o ideal são 80 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos 6 hospitais que assistimos”, ressalta a coordenadora.
 

Por isso, o Banco de Sangue faz uma convocação para que todas as pessoas que podem doar se tornem doadoras de sangue regulares. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, porém, os tipos O- e A- são os que estão mais em falta. Mesmo quem ainda não sabe a sua tipagem pode doar, pois, no processo de triagem, é feita a verificação.
 

O GSH Banco de Sangue de Brasília atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h30, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star).
 

Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
     
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
     
  • Estar em boas condições de saúde;
     
  • Pesar no mínimo 50 kg;
     
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
     
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
     
  • Não é necessário estar em jejum;
     
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
     
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
     
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
     
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
     
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
 

Critérios específicos para o Coronavírus:

  • Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
     
  • Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
     
  • Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
     
  • Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Serviço:

GSH Banco de Sangue de Brasília

Endereço: SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)

Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648

Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h30

Estacionamento gratuito para doadores no local.