Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a prevenção e redução de acidentes, a Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno (ATAM/DF), em parceria com o iFood, vai promover cinco cursos gratuitos presenciais para trabalhadores de entregas com motocicletas e bikes. O projeto “Juntos Pela Vida – Treinamento e Formação em Pilotagem para Profissionais de Entregas com Motocicletas” começou nesta terça-feira (12) e se estenderá até dezembro, capacitando ao todo 100 entregadores.

O primeiro curso foi dedicado exclusivamente a 20 entregadoras. Segundo o presidente da ATAM-DF, Abel dos Santos, a iniciativa de formar uma turma feminina visa conscientizar as entregadoras sobre as regras e cuidados necessários no trânsito, abordando tanto questões práticas quanto teóricas. “Nós vimos que o maior mal do trânsito em si é a falta do conhecimento da lei de trânsito que tem no país”, comenta Abel.

Cada turma terá um dia inteiro de programação, com abordagens teóricas e práticas. As aulas acontecerão em endereços do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

“Com a criação da área Visão Zero no iFood, em março, iniciamos diversos testes para estimular a direção segura entre os profissionais do delivery. Descobrimos que os cursos presenciais e online têm um impacto positivo na redução das velocidades praticadas pelos entregadores motociclistas”, diz Rafael Tartaroti, gerente de Segurança Viária do iFood. Ele acrescenta que, embora a quantidade de profissionais cadastrados no iFood com moto represente apenas 0,6% da frota nacional, é essencial uma ação conjunta de todos os agentes envolvidos no ecossistema de segurança viária para implementar políticas públicas efetivas que reduzam mortes e lesões graves no trânsito.

Os entregadores e entregadoras terão uma programação abrangente:

  • 1 hora sobre Atendimento ao Cliente: Melhorar a experiência na utilização da plataforma do iFood.
  • 1 hora sobre Inteligência Emocional: Lidar com o estresse do trânsito cotidiano.
  • 1 hora sobre Noções Básicas de Direito: Conhecimentos essenciais para o dia a dia.
  • 5 horas de Treinamento e Formação em Pilotagem Básica: Garantir uma condução mais segura e responsável.

Geisiele Gorete, entregadora de 40 anos, está na plataforma desde a pandemia, em 2020. Ela valoriza as oportunidades de aprendizado oferecidas pelo iFood, especialmente as aulas práticas. “A gente sai da autoescola ainda muito cru, então, essas aulas práticas nos ajudam muito. E também as teorias sobre legislação de trânsito são importantes demais pra nós no dia a dia”, avalia.

Além dos treinamentos presenciais, o iFood oferece a plataforma iFood Decola, com cursos rápidos e gratuitos sobre diversos temas, incluindo direção segura e manutenção de moto ou bike. A empresa também apoia a formação no ensino médio, oferece planos de celular acessíveis, seguros pessoais, assistência à saúde, e suporte jurídico e psicológico em casos de discriminação e violência.

Desde 2021, o iFood tem ampliado o diálogo social com lideranças dos sindicatos e associações que representam a categoria. Projetos como o Fórum de Entregadores, Voz dos Entregadores e o Lab Mulheres têm sido fundamentais para ouvir os profissionais e promover melhorias.

Saiba Mais:

  • De acordo com dados da Abraciclo, o número de mulheres habilitadas a pilotar motos cresceu 69,5% nos últimos 10 anos. Atualmente, elas chegam a 9.468.705 motociclistas no Brasil.