O Dia Internacional da Mulher traz, dentre tantas discussões, a reflexão sobre: 

E quando o sucesso pessoal e profissional também significa o sucesso do próximo? 

E quando esse sucesso é promovido por uma mulher empreendedora? 

Ser uma mulher por detrás de várias marcas é um fenômeno notável nos dias atuais, com mulheres talentosas que provam seu valor na criação e liderança de diversos empreendimentos ao redor do mundo, inclusive em segmentos que antes eram prioritariamente geridos por homens. E na Capital do Brasil, mais de 40% das empresas brasilienses são lideradas por mulheres, segundo o último levantamento da Serasa Experian, mostrando, assim, a atuação de mulheres no meio corporativo, como é o meu caso, que sou diretora do Grupo Eixo e da Agência Fato. Ambas empresas são voltadas para o impulsionamento de negócios no segmento da arquitetura, decoração e construção civil. Há mais de 20 anos  atuo nesse mercado, que no início era pouco explorado em Brasília.

Nesse cenário já é possível imaginar as barreiras que necessitei superar, quando desde adolescente decidi trilhar os passos com o meu pai, o designer Willian Brandão, que já possuía uma carreira consolidada e renomada na cidade e em outras regiões do Brasil.

Ao longo dessas duas décadas, acredito que me tornei uma mulher inspiradora e, por meio do meu trabalho, mostro o poder transformador das mulheres nos negócios, encorajando outras empresas a seguirem e alavancarem seus próprios empreendimentos. 

É verdade o fato de que toda lacuna abre a oportunidade para negócios promissores e as mulheres devem estar atentas a isso. Posso dizer que isso aconteceu comigo, que já estava à frente de uma agência de eventos e marketing de relacionamento para arquitetos,  designers e empresários – fruto justamente da carência da cidade, no final da década de 90, por agências especializadas em arquitetura. Duas décadas depois me deparei com a  oportunidade de liderar uma outra empresa embutida no propósito de conectar um grupo de empresas de Brasília à arquitetos. Há quase dois anos surgiu então o Grupo Eixo, com um trabalho que está elevando os ganhos financeiros de empresas e, em paralelo, maximizando a visibilidade de profissionais (arquitetos e designers) do Distrito Federal.

Coordenar duas empresas que ajudam profissionais e outros empresários a elevarem os seus lucros bem como terem experiências construtivas têm sido possível devido à essência multifacetada, que particularmente adquiri durante essa trajetória, me possibilitando a ter uma uma visão ampla de todo o processo estratégico para favorecer a geração de negócios no segmento da arquitetura. 

Gerir empresas e marcas é um desafio que demanda habilidades excepcionais e uma gestão estratégica precisa. Quando essa tarefa é assumida por uma mulher, torna-se ainda mais inspiradora, justamente pela facilidade que ela tem de assumir vários papéis ao mesmo tempo, com a capacidade de coordenar diversas entidades comerciais, cada uma com suas próprias demandas, além de equipes e fornecedores. Tudo isso requer competência organizacional e também uma dose de criatividade e resiliência.

Umas das grandes facetas para perdurar em um meio que, atualmente está bastante competitivo, são possuir credibilidade e competência representados por um trabalho comprometido em resultados. Por isso, toda a história que construí em Brasília me permitiu ser uma empresária que tem facilidade de circular por todo o meio de empresários e profissionais da arquitetura  e, inclusive, com um networking qualificado.  

A mulher que coordena várias empresas e marcas é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo, liderança e inspiração. A presença de mulheres no mundo dos negócios, como a minha, não apenas desafia as normas preestabelecidas, mas também abre caminho para uma nova era de liderança diversificada e inclusiva, onde o sucesso é definido pela excelência e não pelo gênero. 

*Chiara Brandão, diretora do Grupo Eixo e da Agência Fato