O saxofone de Leo Gandelman irá encantar os fãs brasilienses que aguardam ansiosamente o retorno do músico em solo candango. Em duas ocasiões, na sexta-feira e no sábado (19 e 20 de abril), ele se apresentará no projeto Complexo Cultural do Choro em um tributo ao grande João Donato. Mas, como já é de praxe, a programação do final de semana também contará com atividades para toda a família, começando com as apresentações teatrais do Piquenique Chorão na Escola Brasileira de Choro, seguida da tradicional Feijoada com samba. Uma iniciativa de lazer e cultura que tem a realização do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM), com patrocínio master da Shell.
Homenagem musical
Compositor, arranjador e instrumentista versátil, Leo Gandelman já está com o setlist preparado para as suas apresentações em homenagem a João Donato. Porém, vale destacar que entre as músicas também estarão seus grandes sucessos, que vão do pop à música clássica com a mesma desenvoltura. Nos palcos, LG é acompanhado por músicos de destaque no cenário atual: Eduardo Farias (teclados) e Cassius Thepersson (bateria). A banda acompanha Gandelman há mais de 10 anos em seus shows pelo Brasil e pelo mundo.
“João Donato foi amigo de todos os expoentes da bossa nova, como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, mas preferiu não ficar preso a um único estilo, experimentando diversas musicalidades o que lhe proporcionou uma grande carreira” avalia o Diretor da Escola Brasileira de Choro, Henrique Neto. “E nada melhor do que um músico igualmente versátil e completo como o Leo para estar junto conosco nessa ocasião“, completa.
É incontestável que Gandelman escreveu uma bela página na história da MPB, participando de gravações antológicas de praticamente todos os grandes nomes da música brasileira. Foram participações em mais de 1000 discos. Seu álbum “Solar”, foi um marco na história da música brasileira e com ele chegou a vender mais de 100 mil cópias, volume extraordinário para uma obra instrumental no Brasil, o tornando um artista pop. Com mais de 500 mil discos vendidos até hoje e 30 anos de carreira solo, o saxofonista é hoje um dos mais influentes músicos brasileiros, um ícone da nossa boa música, cujas apresentações em Brasília se fazem imperdíveis.
Diversão e Samba
Imperdíveis do mesmo modo são as demais atividades do projeto Complexo Cultural do Choro. No sábado, a diversão começa cedo, às 11h, com o Piquenique Chorão, quando os pequenos poderão se divertir a valer com sua divertida e variada programação de espetáculos e oficinas teatrais e circenses.
Como a essa hora, é mais do que certo de que a fome já terá apertado, a melhor opção será aproveitar a Feijoada com Samba que não dispensa o acompanhamento da tradicional roda de sambistas do Clube do Choro. “É um modo de confraternizar e se divertir ocupando democraticamente esse grande espaço público que temos à nossa disposição”, destaca Henrique Neto. “E no que depender de nós, vamos seguir nos esforçando para que esse projeto, que está na sua segunda edição, permaneça por muito tempo. Afinal, a importância da cultura e do bom entretenimento aos brasilienses é um compromisso de longa data do Complexo do Choro“, conclui o Diretor da Escola Brasileira de Choro.
Pelo segundo ano, o projeto conta com o patrocínio master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e disseminação do legado da cultura brasileira. Através do Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse ritmo que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil” – comenta Alexandra Siqueira gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil.
Sobre a Shell Brasil:
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Confira a programação:
Dia 19/4:
20h30 Leo Gandelman Trio em Tributo a João Donato
Dia 20/4:
10h Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Estacionamento 10 do Parque da Cidade
11h Piquenique Chorão (apresentações e oficinas teatrais e circenses)
12h Feijoada com Samba (projeto da casa, com couvert)
20h30 Leo Gandelman Trio em Tributo a João Donato
Dia 24/4:
19h30 Choro Livre Convida