O Distrito Federal deve enfrentar temperaturas de até 32ºC nesta semana, com previsão de chuvas isoladas durante a tarde, principalmente no final do dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação do calor intenso e da umidade elevada aumenta a probabilidade de tempestades rápidas, rajadas de vento e alagamentos em algumas áreas.

O meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, detalha que, embora o dia comece com céu parcialmente nublado, as condições climáticas vão se agravando ao longo da tarde. “O sol aparecerá intercalado com nuvens, mas no fim da tarde, o calor e a umidade se combinam, gerando a típica chuva de verão no DF”, explicou o especialista.

Para hoje, segunda-feira (20/1), espera-se uma temperatura máxima de 31ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 45% e 95%. A mínima registrada foi de 15ºC na Estação Meteorológica do Paranoá.

Essas condições climáticas são comuns nesta época do ano, com a ocorrência de chuvas rápidas e intensas no fim da tarde. É recomendável que a população esteja atenta às mudanças no tempo, especialmente para evitar transtornos causados por alagamentos.