Motoristas que passarem pelo local devem ficar atentos a fiscalização com radar de velocidade e câmeras de vigilância
Após um ano de intensas obras de revitalização, a Via Estrutural (DF-095), conhecida como Estrada Parque Ceilândia, foi reinaugurada no último sábado (16/12). Com a reabertura da via, é previsto um aumento significativo no movimento de veículos, especialmente nesta segunda-feira (18/12), quando se espera um retorno massivo às atividades regulares. Os condutores que optarem passar pelo local devem ficar atentos aos radares e câmeras de vigilância presentes nos 26km de extensão da pista.
A via se destaca como a primeira totalmente em concreto do Distrito Federal. “A Estrutural tem o fluxo de 100 mil veículos por dia e já era monitorada por câmeras antes mesmo da implantação do pavimento de concreto”, informou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) em nota ao Correio.
A população deve ficar atenta às fiscalizações que foram implementadas para garantir a segurança no trânsito. A velocidade permitida em rodovias distritais é de 80 km. Um outro ponto de atenção é a proibição de atravessar o canteiro central. “A infração para o motorista que trafegar pelo canteiro central é considerada gravíssima, com multa de R$293, além da perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação”, informou a pasta responsável pela fiscalização.
A transformação da Estrutural contou com investimento de R$ 80 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), oriundos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) em um trabalho desenvolvido pelo DER-DF. Segundo o Governo, “com a liberação da pista, o GDF se concentra agora na instalação de meios-fios e de defensa metálica, além das sinalizações horizontal e vertical e o plantio de gramas”.
Estrutural é liberada para o trânsito nos dois sentidos Principal via de ligação entre o Plano Piloto e a região Oeste do DF, a Via Estrutural (DF-095) foi reinaugurada neste sábado (16). – (crédito: Anderson Parreira/ Agência Brasília) . Reprodução: Sarah Paes — Especial para o Correio – postado em 17/12/2023 19:32