Em carta aberta, o ex-presidente da autarquia agradece aos servidores e destaca as principais ações realizadas no período

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem uma mudança de gestão a partir desta segunda-feira (1°). Foi publicada a exoneração a pedido de Silvio Vieira, que ocupava a presidência da autarquia desde fevereiro de 2021. O advogado e auditor de controle interno do GDF se despediu dos servidores em uma carta aberta, na qual destacou o fechamento de um ciclo e desejou sucesso ao seu sucessor.

“Encerro esse ciclo com a satisfação de ter contribuído para tantas realizações importantes. Agradeço a todos os servidores pelo apoio e dedicação durante esse período. Desejo muito sucesso ao meu sucessor e tenho plena confiança de que continuarão a trilhar um caminho de sucesso”, escreveu.

Principais ações do SLU no período

Sob a gestão de Silvio Vieira, o SLU implementou diversas ações voltadas para a melhoria da limpeza urbana, a preservação ambiental e a inclusão social no Distrito Federal. Entre elas, destacam-se:

  • Ampliação da Coleta Seletiva, alcançando 42 contratos com cooperativas e associações de catadores, que atendem 32 regiões administrativas com o serviço de coleta e transporte de resíduos recicláveis. A expansão do serviço beneficiou mais de 1,4 mil catadores e aumentou o aproveitamento do material reciclável.
  • Criação do Projeto de Cara Nova, que tem como objetivo eliminar os maiores pontos de descarte irregular no Distrito Federal, por meio da remoção dos resíduos, da revitalização do espaço e da sensibilização da população. O projeto já atuou em diversas regiões, como Paranoá, Santa Maria, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Gama e Itapoã, retirando mais de 4 mil toneladas de entulho de lixões.
  • Contratação do projeto da nova Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Distrito Federal, que será construída em um terreno cedido pela Terracap, próximo ao entroncamento das rodovias BR-060 e DF-180. A futura unidade terá a capacidade de reciclar até 79% dos resíduos da construção civil que receber, gerando agregados reciclados que serão empregados em obras públicas.
  • Implantação do Programa Piloto Quadra Lixo Zero, que visa aprimorar a gestão de resíduos em quadras comerciais do DF, por meio da instalação de papa-lixos de recicláveis e rejeitos. O projeto-piloto está em andamento na CLS 404/405, conhecida como Rua dos Restaurantes, que se tornou a primeira quadra comercial lixo zero do DF.
  • Aumento no número de papa-entulhos, que são espaços adequados para o descarte de restos de obra, móveis velhos, restos de poda e material reciclável. Atualmente, há 23 papa-entulhos distribuídos em 15 regiões administrativas.
  • Projeto Cata Pata, que resgata animais abandonados nas unidades do SLU e disponibiliza para adoção responsável. O projeto é uma parceria entre o SLU, a empresa Valor Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), que oferece cuidados médicos, castração e preparação para uma nova vida aos animais.

Carta

Após três anos e cinco meses no SLU, é com um misto de gratidão e alegria que anuncio minha saída da instituição. Hoje, no meu aniversário, encerro esse ciclo com a satisfação de ter contribuído para tantas realizações importantes.

Agradeço a todos os servidores pelo apoio e dedicação durante esse período. Desejo muito sucesso ao meu sucessor e tenho plena confiança de que continuarão a trilhar um caminho de sucesso.

Um novo ciclo se inicia para mim, e levo comigo as melhores lembranças e aprendizados.

Muito obrigado e um forte abraço,

Atenciosamente,

Silvio de Morais Vieira