Sob alerta amarelo, tendência é que, ao longo da semana, as chuvas se intensifiquem e a temperatura abaixe. Nesta segunda (22/1), DF amanheceu com alta cobertura de nuvens no céu

Depois de uma semana de sol e muito calor, brasilienses devem se preparar para fortes chuvas e redução da temperatura a partir desta segunda-feira (22/1). O céu amanheceu com nuvens carregadas e a tendência é que ao longo do dia ocorram tempestades isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Distrito Federal está sob alerta amarelo, que indica risco moderado para chuvas, com volume de até 50 mm. Podem, também, ser acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. A recomendação é monitorar as possíveis evoluções das condições meteorológicas e os alertas da Defesa Civil. Quem tiver interesse em receber alertas da subsecretaria precisa apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.

Nesta manhã, no DF, a temperatura mínima foi de 19ºC e a máxima pode chegar a 30ºC. Já a umidade fica em torno dos 55% e 95%. No Plano Piloto, os termômetros indicaram mínima de 19ºC e a máxima pode atingir os 28ºC; a umidade fica entre 50% e 95%.

Cleber Souza, meteorologista do Inmet, explicou que uma frente fria no litoral do Brasil tem canalizado umidade para o Centro-Oeste que, com o sol, provoca a sensação de abafamento. Os maiores volumes de chuvas devem ser registrados no fim da tarde e início da noite. 

Cuidado

A Defesa Civil do DF (DCDF) recomenda que, nesses casos, não se utilize equipamentos elétricos; evite tomar banho durante as pancadas de chuva; não se utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica; evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia; mantenha-se sempre calçado; e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas

Na rua, também valem alguns cuidados: procurar abrigo; não se expor à chuva; não se abrigar embaixo de árvores; evitar locais próximos à rede elétrica; e manter-se no interior do carro, local isolado e seguro.

Reprodução Correio