Chile

O painel de comentaristas da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025 está definido. Como um verdadeiro assemblage, o grupo reúne enólogos, sommeliers, jornalistas, influenciadores, médicos, executivos e celebridades que têm em comum o gosto e a admiração pelo vinho brasileiro. A proposta da Associação Brasileira de Enologia (ABE) é conectar o vinho brasileiro a diferentes públicos, valorizando sua pluralidade e ampliando o alcance da bebida que expressa a identidade do Brasil no mundo.

O painel de comentaristas é formado por personalidades do Brasil, da África do Sul, do Chile, da Espanha, da Itália, do México e do Uruguai. Para completar o grupo, o 16º comentarista será sorteado entre o público presente, formado por 800 apreciadores do vinho brasileiro que manifestaram previamente o desejo de viver essa experiência única.

“A Avaliação Nacional de Vinhos é uma celebração do trabalho de toda a cadeia produtiva. É o momento em que o vinho brasileiro se apresenta ao mundo com transparência e orgulho. O painel de comentaristas traduz essa conexão entre o campo, a pesquisa, o produtor e o consumidor, aproximando ainda mais o público daquilo que nós, enólogos, vivemos intensamente ao longo do ano”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.

A diversidade do grupo de comentaristas reflete a pluralidade do vinho brasileiro. Cada um, com sua vivência e formação, carrega um olhar singular sobre o vinho — seja técnico, sensorial, cultural ou afetivo. Eles não têm a obrigação de avaliar tecnicamente, mas sim de expressar o que aquele vinho representa para si, traduzindo em palavras as sensações, emoções e interpretações que a taça desperta. Assim, o painel torna-se o espelho do consumidor, mostrando que o vinho brasileiro pode ser compreendido e apreciado por todos.

É importante lembrar que o trabalho técnico já foi realizado. A análise das 533 amostras inscritas por 76 vinícolas de nove estados brasileiros foi conduzida, exclusivamente, por 90 enólogos, na Degustação de Seleção realizada em setembro. Dessa etapa saíram os 30% mais representativos em cada categoria, e entre eles, as 16 amostras selecionadas que serão apresentadas ao público no sábado, 25 de outubro. Cada uma dessas amostras será degustada simultaneamente por quase mil pessoas, num momento único em que o vinho fala por si. A cada rodada, um dos comentaristas convidados compartilhará suas impressões, tornando o momento também didático e interativo, permitindo que o público compreenda melhor as características e a diversidade da safra brasileira, podendo comparar suas sensações.

Somente ao final da degustação das 16 amostras é que o público conhece os resultados. É neste momento que a ABE anuncia a relação dos 30% mais representativos da Safra 2025, revelando as vinícolas que elaboraram cada um desses vinhos. Em seguida, o presidente da ABE divulga oficialmente a lista das 16 amostras degustadas, encerrando o evento com o brinde coletivo que celebra a força e a qualidade do vinho brasileiro.

OS COMENTARISTAS

Do Brasil

  1. André Donatti – Enólogo
  2. Elói Zorzetto – Jornalista
  3. Guilherme Pasin – Deputado estadual
  4. Gustavo Pacheco – Médico e sommelier
  5. Heloísa Bertoli – Executiva de negócios
  6. Juan Alba – Ator e entusiasta do vinho
  7. Julio Carlos Ziegelmann – Executivo de investimentos
  8. Stêvão Limana – Jornalista e sommelier

Da África do Sul

  1. Adriaan Oelofse – Doutor em Biotecnologia do Vinho

Do Chile

  1. Felipe de Solminihac – Engenheiro agrônomo e enólogo (foto capa)

Da Espanha

  1. Jesús Enrique de Las Heras Roger – Engenheiro químico

Da Itália

  1. Luigi Piva, Engenheiro mecânico
  2. Vittorino Novello – Pós-doutor em Viticultura e Enologia

Do México

  1. Quintin Testa – Mestre em Qualidade e Produtividade

Do Uruguai

  1. Gabriela Zimmer – Sommelière e educadora
  1. Sorteado entre o público

FOTO: DIVULGAÇÃO ABE