Mulheres que querem aprender sobre computação em nuvem de graça e com direito a certificado podem se inscrever no curso Fundamentos da Nuvem, promovido pela Amazon Web Services (AWS) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF). Com 40 horas de duração, a capacitação, exclusiva para mulheres, faz parte da iniciativa AWS Women in Cloud 2025: Impulsionando a Ascensão Feminina na Tecnologia.
As inscrições começam nesta quarta-feira (30) e seguem até 12 de maio ou até que se esgotem as vagas. A iniciativa da AWS, que busca estimular a entrada feminina na área da tecnologia, já atendeu mais de 3 mil mulheres no Brasil e na Argentina. Computação em nuvem é a entrega de recursos de tecnologia da informação, como o armazenamento de arquivos, por meio da internet.
A capacitação será presencial, na sede da Secti, no Setor Comercial Sul, com início em 15 de maio. O conteúdo será ministrado por instrutores do Senai-DF treinados pela AWS. Serão duas turmas, com dez vagas cada uma, nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 14h às 18h), e aulas de segunda a sexta-feira.
A aula inaugural, online, será em 12 de maio, das 18h às 21h30, com cinco painéis com histórias de sucesso e informações sobre o mercado de tecnologia.
A inscrição é via site e preenchimento do formulário de interesse. A ocupação das vagas será por ordem de inscrição. São pré-requisitos conhecimento básico de informática, idade mínima de 16 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino médio.
As candidatas selecionadas serão convocadas pelo Senai-DF — por ligação ou mensagem de WhatsApp —, que informará sobre os dias e horários para matrícula, quando será preciso apresentar original e cópia do RG, do CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) e dos comprovantes de escolaridade e de residência. No caso de menores de idade, serão necessários também o RG e o CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) do responsável legal.
*Com informações da Secti-DF – Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader