Brasília, 28 de junho de 2024 – O projeto Lab Bibliotecas Renato Russo inaugura uma nova unidade no Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas. A iniciativa, realizada em parceria com a Neoenergia, homenageia o cantor de Brasília, Renato Russo, e visa contribuir com o pacto global da Agenda 2030 no Brasil. Por meio de ações que colaboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto oferece educação de qualidade e promove a paz junto a jovens e adultos estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.

Atividades e reforma da Biblioteca

No LAB Bibliotecas Renato Russo, as atividades acontecem na escola paralelamente à reforma da biblioteca. Entre as atividades oferecidas estão:

  • Oficinas de Ilustração e Desenho Criativo
  • Ilustração Arquitetônica e Urbanística
  • Oralidade, Incentivo à Leitura e Leitura Dramática
  • Palestras temáticas sobre cultura e direitos humanos

Todas as atividades contam com tradutor de Libras e audiodescrição. A biblioteca da escola passou por uma reforma de seis meses, ganhando um projeto arquitetônico assinado por Mateus Zanon. O espaço agora é moderno, colorido e jovem, com um LAB equipado com computadores e acesso à Internet. Além disso, novos títulos foram adquiridos para a biblioteca, e um livro de desenhos foi criado com as obras dos alunos que participaram das oficinas.

Patrocínio e compromisso social

A iniciativa é patrocinada pelo Instituto Neoenergia por meio de incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura do DF. Anteriormente, a associação já havia criado 15 brinquedotecas em hospitais da rede pública do Distrito Federal, duas BIBLIOTECAS Renato Russo em escolas de educação infantil e um Lab Biblioteca Renato Russo, inaugurado em 28 de maio passado no Centro de Ensino Médio 14 da Ceilândia.

Amigos da Vida: defesa dos direitos humanos

Com 22 anos de existência, a ONG Amigos da Vida atua em todo o Distrito Federal como uma organização em defesa dos direitos humanos. Presidida por Christiano Ramos, soropositivo e ativista em defesa das pessoas portadoras do vírus HIV, a organização construiu 15 brinquedotecas em hospitais da rede pública do DF para proporcionar um espaço lúdico e acolhedor às crianças em meio à dor da doença crônica. Todas as brinquedotecas levam o nome do artista Renato Russo, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Brasília, de onde projetou seu talento para o Brasil e o mundo.