A segunda edição da ultramaratona aquática “Desafio Jacanoá” está confirmada para 20 de agosto. Nas Águas do Lago Paranoá, em Brasília, o circuito que abrange 33,6km explora cartões postais da capital do país. Os participantes passarão por pontos de onde se avistam a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco, a Concha Acústica, o Parque das Garças, entre outros.
As inscrições para o evento estão abertas e os atletas podem se inscrever em diferentes categorias, incluindo solo (masculino e feminino), dupla (masculino, feminino e misto), quarteto misto (com a presença de pelo menos um integrante do sexo oposto) e equipe de 10 misto (também com a presença de pelo menos um integrante do gênero oposto).
Mais do que uma competição esportiva, o Desafio Jacanoá busca promover a conexão entre a comunidade local e e os visitantes, proporcionando uma forma singular de apreciar os pontos turísticos de Brasília, ao mesmo tempo em que reforça a conscientização ambiental e o prazer da prática esportiva em meio a natureza.
O atleta Tiago Sato, idealizador do evento e ultramaratonista aquático, realizou outras provas no Lago Paranoá, e acredita que com o Desafio Jacanoá chegou ao formato ideal, ao unir o prazer da prática esportiva em meio a natureza, consciência ambiental e celebração. “O Lago Paranoá é um verdadeiro presente para os moradores e visitantes da capital do país e vem se tornando cada vez mais democrático como local para práticas esportivas, atividades culturais e momentos de lazer para a comunidade. Nasceu como um lago artificial, mas trouxe vida, beleza e qualidade de vida para Brasília, uma verdadeira dádiva para todos que aqui vivem e visitam à capital”, afirma.
O Desafio Jacanoá tem o apoio da Free Corner, Super Forma, MKS e Ocupe o Lago.
Sobre Tiago Sato
Tiago Sato é brasiliense, professor de educação física e apaixonado por esportes aquáticos, mas foi a ultramaratona aquática que ele escolheu para seguir.
Começou a nadar ainda criança, mas só a partir dos 18 passou a competir. Já trouxe para Brasília medalhas nacionais e internacionais. Foi o primeiro brasileiro do Centro-Oeste a atravessar o Canal da Mancha e o 16º representante do país a conseguir finalizar a travessia no tempo de 9h51. Fez outras travessias em águas brasileiras como: Mar Grande – Salvador, Santos – Bertioga, entre outras. Também participou do campeonato brasileiro de maratonas aquáticas de 2008 a 2012.
Esteve no “Fina Open Water Swimming Grand Prix de 2012 a 2015, do Rio Panamerican Masters Championchip em 2011 e do IV Campeonato Sul-americano Máster de Natação e Maratonas Aquáticas, em Lima/Peru, em 2008, conseguindo o 2º lugar na classificação geral.
Hoje, Sato dá aulas de natação em piscinas e no Lago Paranoá. E é o idealizador do Desafio Jacanoá – Ultramaratona Aquática.
Serviço:
Desafio Jacanoá – Ultramaratona Aquática
Dia: 20 de agosto
Horário de largada: 05h30
Inscrição: www.loja.jacanoa.com.br