Por Gustavo Roccha

O trabalho em casa é uma realidade de diversos trabalhadores no mundo todo, principalmente após a pandemia de Covid-19. Neste sentido, pensar em ambientes mais confortáveis, dinâmicos e charmosos tornou-se quase uma obrigação para arquitetos e design de interiores, que tem percebido esse aumento na procura por ambientes que propiciem uma experiência mais agradável.

Pensando nisso, as arquitetas Ana Luisa Zinato e Juliana Oliveira, da Olzi Arquitetura, criaram um espaço único e inovador na Casa Cor Brasília deste ano, o Studio Atos, um home office que presta homenagem ao jornalista Marcelo Chaves, colunista do Jornal de Brasília.

A concepção do projeto, segundo as arquitetas, é homenagear o estilo brasileiro, revisitando a história do design nacional e celebrando a autenticidade cultural do nosso país.  O espaço é uma harmoniosa fusão entre a elegância do passado e a sofisticação do design contemporâneo.

“O ambiente home office convida os visitantes a explorar uma jornada através do tempo entrelaçada com toques de inovação, resgatando peças de antiquário de valor histórico criadas por designers icônicos, como Sergio Rodrigues, Percival Lafer e Jorge Zalszupin”, explica Ana Luisa.

Segundo Juliana Oliveira, a metragem de 45m² do espaço abriga a essência da cultura brasileira, com o teto de muxarabi, executado pela Hauss Planejados, em madeira que remete à tradição e ao artesanato. A paleta de cores, que destaca a elegância do preto e a autenticidade de elementos naturais como pedra e couro, se une para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada. A iluminação minuciosamente planejada realça cada detalhe do ambiente para estimular o bem-estar e a criatividade durante o trabalho.

“Essa sinergia entre passado e presente culmina em um espaço que não apenas celebra a rica herança cultural brasileira, mas também inspira a valorização do patrimônio cultural e a admiração pelo trabalho de talentosos designers. É uma grande oportunidade de explorar este ambiente excepcional e descobrir a magia de uma abordagem que une o passado ao presente, com visão para o futuro”, reforça a arquiteta.

Fotos: Edgard César

Serviço:

CASA COR BRASÍLIA 2023

Onde: Studio Atos, Arena BRB Mané Garrincha.

Data: 1º de setembro a 5 de novembro

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.

Ingressos: R$ 90,00 (inteira) e R$ 45,00 (meia para estudante, professor, PCD, pessoas com autismo e com 60 anos ou mais mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação/documento de identidade.