No último dia 04 de setembro, Brasília foi palco do lançamento da mais recente safra do vinho ícone chileno Almaviva. A safra 2022 foi apresentada a jornalistas e influenciadores da Capital Federal, em primeiríssima mão, em um coquetel super exclusivo organizado por Cristina Neves Comunicação, com a presença do enólogo da vinícola, Michel Friou, realizado no Showroom do Canal do Vinho.

A Viña Almaviva foi criada em 1997 através de uma parceria de sucesso entre a empresa francesa Baron Philippe de Rothschild e a chilena Viña Concha Y Toro, culminando na criação de um dos vinhos chilenos mais conhecidos e cobiçados da atualidade.

Elaborando apenas 2 rótulos: o Almaviva (vinho ícone) e o EPU (2º vinho), semelhante ao que fazem os Château mais icônicos de Bordeaux, a Viña Almaviva elabora seus vinhos com uvas oriundas da localidade de Puente Alto, na parte mais alta do Vale do Maipo, na região central do Chile, onde a colheita é manual, com seleção criteriosa apenas dos melhores cachos.

O vinho é um assemblage de uvas tradicionais da região de Bordeaux, onde predomina sempre a Cabernet Sauvignon (72% na safra 2022), e conta também com a Carmenere (do famoso vinhedo de Peumo – 23% para a safra 2022), Cabernet Franc (4% para 2022) e Petit Verdot (1% para 2022), além da Merlot (não presente na safra 2022) em menores proporções, todas variando anualmente na sua composição e porcentagem: tudo para expressar o melhor da cada safra. O vinho conta ainda com um afinamento em barricas de carvalho francês (70% novas para a safra 2022) por 20 meses, aportando estrutura, complexidade e muita elegância.

Na oportunidade, os convidados tiveram o privilégio de degustar 4 vinhos: EPU 2020, Almaviva 2008, Almaviva 2019 e Almaviva 2022.

As vendas da safra mais recente começam em 2025, e os amantes de vinho podem esperar um tinto muito equilibrado, com ótima estrutura, muita complexidade e longevidade.