Recorde histórico marca 12ª edição que acontece de 16 a 19 de julho, em Bento Gonçalves, com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho

Nove júris entram em ação de 16 a 19 de julho para avaliar as 1.037 amostras de 14 países inscritas no 12º Brazil Wine Challenge, que acontece em Bento Gonçalves. Numa iniciativa da Associação Brasileira de Enologia (ABE), o concurso, único do Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), é o maior de todos, rompendo de forma inédita a barreira das mil amostras. Os 84 especialistas de sete países – Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai – divididos em nove mesas, terão a responsabilidade de avaliar os vinhos às cegas, seguindo normas internacionais.

Cada um dos nove júris é formado por cinco degustadores técnicos, em sua maioria enólogos, além de sommeliers e jornalistas especialistas em vinho. Alguns degustarão nos três dias, outros não, dinamizando a prova, que acontece com alto rigor. Nos três dias de degustações, serão servidas 5.400 taças, em 12 horas de análise, uma verdadeira maratona técnica que coloca visão, olfato e paladar em ação, além do conhecimento.

O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destaca que os “critérios de avaliação seguem as normas da OIV, por isso que o júri é formado por mais de 90% de enólogos.“

Além de um aumento de 15% no número de amostras, a representatividade também se destaca com a presença de 14 países, sendo eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai. As provas serão realizadas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves – Capital Brasileira do Vinho.

12º Brazil Wine Challenge – Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Data: 16 a 19 de julho de 2024

Local: Centro Empresarial de Bento Gonçalves

Chancela: Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

Regulamento e Inscrições: www.brazilwinechallenge.com.br