Importado pela Importadora Zahil, os vinhos da Herdade do Peso trazem requinte e extrema qualidade
No último dia 27 de março, a convite da Importadora Zahil, estive presente no Restaurante Manuelzinho, da Asa Sul, para um Jantar Harmonizado FINE WINES, onde foram apresentados os rótulos da vinícola portuguesa Herdade do Peso e Sandeman.
O evento foi conduzido pelo especialista em vinhos e Diretor de Vendas Internacionais da Sogrape (gigante empresa portuguesa no ramo de vinhos e dona de mais de 30 marcas, como Herdade do Peso, Porto Ferreira, Mateus, Casa Ferreirinha, entre outras), Sr. Filipe Neves, que conduziu com maestria o jantar, explicando a origem da vinícola, o terroir daquela região e os vinhos que são produzidos por eles. Tivemos a oportunidade de provar 4 rótulos da Herdade do Peso (Trinca Bolotas Branco 2022, Trinca Bolotas Tinto 2021, Revelado Alentejo D.O.C. 2020 e o incrível Parcelas Alentejo D.O.C. 2018) e 1 rótulo da Sandeman, todos perfeitamente harmonizados com pratos maravilhosos da culinária portuguesa elaborados pelo Chef do Restaurante Manuelzinho.



A Herdade do Peso é uma vinícola localizada na Vila de Vidigueira, na Região do Alentejo, com vinhedos dispersos ao longo de 160 hectares (140 hectares de castas tintas e 20 hectares de castas brancas) e mais de 30 anos de história. Cultivando 16 castas, nativas e não nativas do Alentejo, seus vinhos mantém um perfil suculento, esbanjando acidez e com bastante estrutura.
Os vinhos da linha Trinca Bolota fazem referência ao porco alentejano, passeando livremente, onde se alimenta preferencialmente de bolotas, sendo o único sobrevivente dos suínos de pastoreio na Europa e é patrimônio do Alentejo. O vinho branco desta linha é um blend de Antão Vaz e Arinto, trazendo notas florais e frutadas, com bom volume de boca e deliciosa acidez, acompanhando muito bem o bolinho de bacalhau servido como entrada. O tinto, por sua vez, é um blend de Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Aragonez, trazendo muita jovialidade no nariz e no paladar, acidez gastronômica e deliciosa concentração de fruta. Combinou deliciosamente com o aperitivo inusitado e riquíssimo em sabor da bochecha de porco.



Para acompanhar o prato principal, Arroz de Pato (que estava fenomenal, diga-se de passagem), provamos dois vinhos: o “Revelado Alentejo D.O.C. 2020”, um blend de Alicante Bouschet (50%), Syrah (35%), Cabernet Sauvignon (15%), com estágio em 12 meses em barricas de carvalho francês, que mostrou-se encorpado, com taninos muito bem lapidados e final delicioso; e provamos também o “Parcelas Alentejo D.O.C. 2018”, um delicioso varietal de Alicante Bouschet, com uvas provenientes de uma única Parcela, a Parcela 21, colhidas manualmente, com seleção criteriosa bago a bago, onde foram adicionados 30% de engaço ao mosto para dar mais complexidade e estrutura ao vinho, que depois estagiou em tonéis de 3000 litros de carvalho francês durante 12 meses. Um primor de vinho, com muita complexidade, bastante equilíbrio e excelente potencial de envelhecimento.
Encerrando a noite, a harmonização ficou por conta do Pastel de Natas com um Porto Tawny Sandeman, fechando com chave de ouro essa experiência incrível.
Foi uma grata surpresa conhecer os vinhos da Herdade do Peso, juntamente com os pratos deliciosos da gastronomia portuguesa cuidadosamente preparados pelo Restaurante Manuelzinho. Caso ainda não conheça, recomendo demais tanto os vinhos quanto o Restaurante.

