Importadora indica rótulos que combinam com temperaturas amenas e pratos da estação

A primavera pede vinhos frescos, aromáticos e leves, que combinam com o clima mais ameno e com as comidas típicas da estação — e em Brasília, onde o céu azul se mistura às tardes floridas do Cerrado, eles se tornam ainda mais irresistíveis. Exemplos são tintos mais leves, brancos aromáticos, rosés da Provence e espumantes de todos os tipos. Veja algumas dicas:

Vinhos tintos para a primavera

A uva Pinot Noir costuma produzir tintos mais leves, com boa acidez e notas de frutas vermelhas frescas, ideais com carnes brancas, peixes assados e massas ao molho de tomate. Outra opção é escolher tintos elaborados com a uva tinta Gamay, responsável pela produção do famoso Beaujolais, um vinho tinto jovem, leve e frutado, que combina com pratos simples e casuais, como pizzas e antepastos. Se você quiser um tinto mais estruturado, mas ainda fresco e com taninos suaves, opte por um Tempranillo ou Grenache mais jovens, que não tenham passagem por carvalho.

Vinhos brancos para a primavera

Espumantes de uma maneira geral combinam muito bem com a estação: aromas florais e de frutas mais frescas se unem às borbulhas para criar uma atmosfera intimista e de celebração. A uva branca Sauvignon Blanc é perfeita para quem gosta de vinhos brancos refrescantes, com notas herbáceas e cítricas, que combinam com pratos leves, como saladas e frutos do mar. Se você gosta de Chardonnay, escolha rótulos que não amadureceram em carvalho, pois são mais frescos e frutados, ótimos para aperitivos e pratos com frango ou peixe. O Vinho Verde, produzido ao norte de Portugal, possui acidez vibrante e ligeira efervescência, ideal para climas quentes. Já a Torrontés é uma uva argentina muito aromática que produz brancos bem perfumados e saborosos, ideais sozinhos ou para acompanhar comidas asiáticas e picantes. E também não esqueçamos da Chenin Blanc que também traz uma acidez refrescante e aromas sedutores de maçã verde, pera e pêssego branco.

5 sugestões de vinhos para a primavera

Viva La Vida Brut – Espumante nacional seco produzido na Serra Gaúcha a partir das uvas Chardonnay e elaborado pelo método de fermentação Charmat longo. É delicioso, fácil de beber e perfeito para brindar em todas as ocasiões. Apresenta aromas de frutas brancas como pera e maçã verde. Em boca, destacam-se os sabores de frutas tropicais. Possui perlage fino. 

Tons de Duorum Branco – Vinho produzido na Denominação de Origem Controlada do Douro, no norte de Portugal, e assinado pela vinícola Duorum. É muito fácil de beber e perfeito para o dia a dia. Apresenta aromas de frutas cítricas e tropicais, com notas florais e minerais. Em boca, possui ótima acidez e final fresco.

Pouca Roupa Branco – Vinho branco vegano de Portugal, elaborado com a uva Sauvignon Blanc, na Denominação de Origem Controlada do Alentejo. É refrescante e fácil de beber. Apresenta aromas de frutas brancas frescas, com notas de fruta tropical. Em boca, destaca-se a acidez muito bem integrada com a fruta. O final de boca longo e persistente.

Norton Select Pinot Noir – Produzido em Mendoza, esse tinto apresenta intensos aromas de frutas vermelhas, especialmente morango e framboesa. Em boca, possui sabor frutado, textura sedosa e taninos maduros. Uma parte do vinho (50%) amadureceu em barricas de carvalho francês e o restante em tanques de concreto. Acompanha massas com molho picantes e carnes vermelhas magras.

99 Rosas Tempranillo/Cabernet Sauvignon – Esse vinho espanhol é produzido com uvas de cultivo orgânico pela vinícola Dominio de Punctum. No nariz, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas. Em boca, é elegante, de médio corpo e ótima acidez. Acompanha muito bem pratos à base de carnes vermelhas, aves e massas.