A Provence é considerada a Capital Mundial do Vinho Rosé, e é uma das regiões vitivinícolas mais antigas da França, possuindo um legado de mais de 2600 anos na produção de vinho. Com 26 séculos de história, a Provence é considerada o primeiro vinhedo da França.
Localizada no Sudoeste daquele país, rodeada pela Côte d´Azur (Costa Azul) e delimitada pelo litoral do Mar Mediterrâneo, entre as cidades de Arles e Nice, os vinhedos naquela região são muito influenciados pelos ventos oriundos do litoral e pelas temperaturas mais baixas da região dos Alpes.
A Provence é dividida em três grandes denominações: Côtes de Provence, Coteaux d’Aix en Provence e Coteaux Varois en Provence, no entanto, possui 9 A.O.C (as outras 6 são: Bandol, Bellet, Cassis, Les Baux de Provence, Palette, e Pierrevert). A A.O.C. de Côtes de Provence é a principal delas, onde são produzidos cerca de 75% de todo o vinho da região.
Com 90% de toda a produção de vinhos da região sendo de vinho rosé, seus vinhos são sinônimo de leveza, frescor, elegância e versatilidade, e graças a grande diversidade de solo encontrada na Provence, existe uma grande variedade de uvas que compõem seus vinhos, tendo como principais castas as uvas Syrah, Grenache, Mouvedre, Cinsault e Carignan.
Seus vinhos são sempre associados ao verão e ao estilo de vida alegre e descompromissado, típico da região do Mediterrâneo, e tem uma produção nos dias atuais, de mais de 174 milhões de garrafas de vinho rosé por ano, o que corresponde a 42% de todo vinho Rosé produzido na França.
Famosos por sua coloração rosa claro e salmão, possuem grande intensidade aromática, destacando as notas florais e frutadas, e possuem um ótimo potencial gastronômico devido a sua acidez e frescor.
Em 2009 foi criada a IGP Mediterranée, uma Indicação Geográfica com extensão e regras mais genéricas que as A.O.C.. Muitos rosés que seguem o estilo Provence na realidade pertencem a esta categoria. As uvas podem vir tanto da Provence, quanto do Rhône, da ilha da Córsega e até parte do Loire. Além de controles menores nas regras de vinificação.
Os vinhos rosés de Provence possuem uma tipicidade única e estão entre os vinhos rosés mais procurados e consumidos em todo o mundo.
.