Com a chegada dos meses de junho e julho, e os termômetros já começando a acusar temperaturas mais amenas, é sinal de que o friozinho já está batendo à porta da nossa Capital Federal. E com a chegada do frio, a demanda por vinhos tintos mais encorpados e com mais estrutura começa a crescer, fazendo com que as ofertas também cresçam.

Atentos a essa mudança no padrão de consumo natural nessa época do ano, muitas importadoras e revendedores de vinhos começam a divulgar seus produtos mais elaborados, e que se encaixam perfeitamente na atual estação.

Pensando nisso, trouxemos 3 dicas de ótimos vinhos, todos com qualidade excepcional e que combinam demais com o inverno que se aproxima. 

A primeira delas é um vinho nacional, do Vale dos Vinhedos: “Pizzato Nervi Tannat Reserva 2019” – aderindo à campanha “Compre vinho Gaúcho”, na intenção de incentivar e ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul atingidos pela enchente histórica, este vinho é potente, encorpado e com taninos vigorosos. Uma bela pedida para as noites frias que se aproximam, para ser degustado na companhia de pessoas especiais, e ao redor de uma fogueira, lareira ou churrasqueira. (Disponível na Terroir Brasil Vinhos – www.terroirbrasilvinhos.com.br )

Nossa segunda dica é um típico Malbec Argentino: “Elodia Malbec Los Chacayes” elaborado pela já conhecida vinícola Mosquita Muerta Wines, com uvas oriundas de vinhedos com mais de 1000m de altitude, onde a amplitude térmica contribui muito positivamente para uma excelente maturação dos frutos. Fermentado em ovos de concreto e sem passagem por barricas de carvalho, este vinho contém 14% de graduação alcoólica, com muita estrutura e uma fruta potente, intensa e suculenta. Aos fãs da casta Malbec, este é um vinho para aquecer o corpo e a alma. (Disponível na WM Vinhos – www.wmvinhos.com.br )

E a terceira dica para esse inverno vem de Portugal: “José de Souza Reserva 2018” – um belíssimo Blend da região do Alentejo, elaborado pela vinícola portuguesa Adega José de Souza, com as uvas Grand Noir (48%), Aragonez (32%) e Syrah (20%), e maturação de 8 meses em barricas de carvalho. É um vinho encorpado, complexo, com uma fruta linda no nariz e boca, com bastante estrutura, textura macia, especiarias doces e ótimo corpo – perfeito para acompanhar carnes vermelhas mais suculentas, seja na brasa, forno ou grelhadas. (Disponível na Decanter Brasília – www.decanterbsb.com.br )

Seja qual for a sua escolha, lembre-se que o vinho não é uma simples bebida, mas sim um instrumento de congregação, onde o prazer de estar bem acompanhado caminha de mãos dadas com a satisfação de degustar um excelente rótulo.