Novos rótulos se unem aos premiados OAK Barrel Chardonnay e OAK Barrel Viognier * Linha super premium traz vinhos marcados pela passagem por barricas de carvalho

Grandes desafios estão no DNA da vinícola brasileira Amitié, que mantém seu propósito de surpreender os consumidores com novas propostas.

A partir de uma uva pouco cultivada no Brasil e uma variedade delicada e complexa, a marca apresenta dois novos vinhos, integrantes da linha super premium Amitié OAK Barrel Collection: OAK Barrel Montepulciano e OAK Barrel Pinot Noir.

Os lançamentos se juntam aos premiadíssimos Amitié OAK Barrel Chardonnay e Amitié OAK Barrel Viognier, brancos que inauguraram a linha.

Experiência, sensibilidade e vocação para subverter padrões guiaram a enóloga Juciane Casagrande Doro e a sommelière Andreia Gentilini, idealizadoras da Amitié, que se desafiaram a criar uma coleção de vinhos marcada pela passagem por madeira.

“Mesmo sutil, a utilização do carvalho está presente e é um elemento que une esses quatro exemplares. Um dos grandes desafios é definir o tempo de barrica adequado para o perfil de cada uva”, explica Juciane Casagrande Doro.

No OAK Barrel Montepulciano, elaborado na Serra Gaúcha (RS) com uma variedade de origem italiana pouco explorada no Brasil, o tempo definido de passagem por barricas de carvalho foi de 8 meses, resultando em um vinho com aromas acentuados de frutas negras, alcaçuz e leve defumado, lembrando charcutaria.

Tem ótima intensidade, taninos agradáveis e notas de chocolate bem integradas. A edição é limitada: são apenas 4 mil garrafas.

A delicada e complexa Pinot Noir também passa 8 meses em barricas de carvalho para dar origem ao OAK Barrel Pinot Noir, produzido com uvas cultivadas na Campanha Gaúcha (RS). A personalidade desta variedade está presente com seus toques terrosos, frutados, e notas de café e chocolate. Ele chega ao mercado em tiragem limitadíssima de 2 mil garrafas.

“O OAK Barrel Pinot Noir traz uma persistência surpreendente, característica rara de se encontrar nesta uva, marcada por finais menos longos. O OAK Barrel Montepulciano é superexclusivo e representa perfeitamente nosso propósito de inovar”, resume Andreia Gentilini.

A identidade da linha está também presente nos rótulos dos vinhos, que trazem texturas semelhantes à do carvalho utilizado na maturação dos produtos.

Os vinhos OAK Barrel Montepulciano, OAK Barrel Pinot Noir, OAK Barrel Chardonnay e OAK Barrel Viognier são comercializados individualmente e na versão box, em uma bela caixa de madeira com os quatro produtos.

Brancos premiados

Elaborado com uvas cultivadas em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha (RS), o OAK Barrel Chardonnay foi o primeiro vinho da linha OAK Barrel e assim que chegou ao mercado, em 2022, conquistou uma Medalha de Ouro no Chardonnay du Monde, feito que repetiu em 2023, se destacando no mais importante concurso francês dedicado a esta variedade.

Assumindo o desafio de produzir um Viognier na Serra Gaúcha – onde a uva brilhou -, Juciane Casagrande Doro e Andreia Gentilini elaboraram o OAK Barrel Viognier, uva cultivada na França há mais de dois séculos.

Em 2023, recebeu uma Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior concurso de vinhos no mundo, e fez história no Brasil, pois foi a primeira vez que um branco brasileiro Viognier conquistou uma medalha na premiação.

Recentemente, a Decanter Magazine, referência em publicações especializadas em vinhos, destacou o Amitié Viognier na lista ‘Top Viognier do Mundo’.