A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) Filial do Distrito Federal participará nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) da 22ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), na região administrativa do Sol Nascente. A parceria com o órgão central da CVB levará voluntários e instrutores para treinar gratuitamente a população local com ações de primeiros socorros.
Sob a coordenação de Agatha Brito e Djair Soares, coordenador nacional de Primeiros Socorros, o treinamento ocorrerá ao lado do Restaurante Comunitário das 9h às 16h no primeiro dia e no sábado, das 9h às 12h. Como a maior instituição de ajuda humanitária do mundo, a Cruz Vermelha atua para tornar as comunidades mais seguras e resilientes.
O coordenador Djair Soares avalia que para tornar as comunidades mais seguras e resilientes, os primeiros socorros precisam ser reconhecidos como parte integrante de uma abordagem de desenvolvimento mais ampla. “E como tal, a formação em primeiros socorros deve ser acessível a todos. Uma vez que qualquer pessoa em algum momento vai necessitar executar alguma manobra de sobrevivência”, afirma o coordenador de Primeiros Socorros.
Agatha Brito destaca que os primeiros socorros não envolvem apenas técnicas para salvar vidas. “É também um ato de humanidade que mostra a vontade de salvar vidas com pleno respeito pelo gênero e sem qualquer discriminação”, avalia.
O papel da Cruz Vermelha nos serviços sociais
A Cruz Vermelha Brasileira é integrante do Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, uma instituição que se pauta pelos princípios humanitários consagrados nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. Fundada em 5 de dezembro de 1908, a organização é uma associação civil sem fins lucrativos, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional.
Sua missão é mitigar o sofrimento humano, agindo de forma imparcial e independente, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero ou opinião política. A Cruz Vermelha Brasileira atua como socorro voluntário e auxiliar dos poderes públicos, incluindo os serviços militares de saúde.
O Programa
Com a ação deste fim de semana, o GDF Mais Perto do Cidadão somará cinco edições, apenas neste ano. Além do Sol Nascente, receberam o programa em 2024 Recanto das Emas, Vicente Pires, Estrutural e Varjão. Com início em fevereiro de 2023, já são mais de 156 mil atendimentos à população em cerca de 12 meses.
Instituído em 2023 por meio do decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e cidadania, Saúde, Cultura e educação, Esporte e lazer, entre outros.